Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

É tetra! Fla bate Corinthians nos pênaltis e conquista Copa do Brasil

Guilherme Bianchini
Rubro-negros erguem a taça da Copa do Brasil
Rubro-negros erguem a taça da Copa do BrasilMarcelo Cortes/Flamengo
O Flamengo é tetracampeão da Copa do Brasil. Com muita emoção, o time rubro-negro venceu o Corinthians por 6 a 5 na disputa de pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, e conquistou o título no Maracanã, nesta quarta-feira (19).

Após Pedro abrir o placar e Giuliano deixar tudo igual, o herói do Flamengo na decisão foi o lateral-direito Rodinei. Muitas vezes apontado como o elo fraco da equipe, ele converteu o pênalti decisivo, já nas cobranças alternadas, e garantiu o título rubro-negro.

Fla começa com tudo

O Flamengo adotou sua receita de praxe no começo da partida: sufocar o adversário até abrir o placar. A recompensa veio logo aos sete minutos, quando o Corinthians ainda não tinha visto a cor da bola. Em triangulação na área, Everton Ribeiro recebeu de Arrascaeta e deu de primeira para Pedro, que tocou com categoria na saída de Cássio.

Pedro comemora gol que abriu o placar da final
Pedro comemora gol que abriu o placar da finalMarcelo Cortes/Flamengo

Ceder à pressão inicial rubro-negra era o maior temor dos corintianos para a decisão, mas o time soube se portar muito bem com a desvantagem no placar. Após 20 minutos de controle do Flamengo, o Timão se encontrou em campo e deixou o jogo equilibrado.

Corinthians domina e empata

O que era equilíbrio no primeiro tempo virou domínio do Corinthians no segundo. Talvez pelo nervosismo da final, o time de Dorival Júnior mostrou uma postura incomum ao se retrair na defesa e dar campo ao adversário.

A equipe de Vítor Pereira teve muitos méritos ao impor seu ritmo de jogo no Maracanã contra o Flamengo, algo poucas vezes visto na era vitoriosa iniciada pelo rubro-negro em 2019

Corinthians pressionou até chegar ao empate
Corinthians pressionou até chegar ao empateFlashscore

Comandado por Renato Augusto no meio-campo e pelas investidas de Róger Guedes, Yuri Alberto e Adson (que entrou bem no segundo tempo), o Corinthians já fazia por merecer o empate quando Giuliano deixou tudo igual, aos 37. Ele ficou com a bola após bate-rebate dentro da área e não perdoou.

Antes do gol, Róger Guedes quase saiu do Maracanã como vilão ao desperdiçar chance inacreditável, debaixo da trave. Arrascaeta também perdeu uma boa oportunidade ao chutar fraco em lance cara a cara com Cássio.

Fla leva nos pênaltis

O empate corintiano no fim da partida levou a decisão da Copa do Brasil para o drama dos pênaltis. Cássio defendeu a primeira cobrança do Flamengo, de Filipe Luís, mas Fagner desperdiçou a vantagem ao acertar o travessão na quarta batida do Corinthians.

Já nas alternadas, Mateus Vital isolou a sétima cobrança do Corinthians e deixou o destino da final nos pés de Rodinei. O lateral deslocou Cássio e correu para o abraço. Flamengo tetracampeão.