Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Egito se candidatará às Olimpíadas de 2036 e 2040, diz chefe dos Comitês Olímpicos Africanos

Mustapha Berraf também faz parte do Comitê Olímpico Internacional
Mustapha Berraf também faz parte do Comitê Olímpico InternacionalAFP
O Egito se candidatará para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2036 e 2040, sendo que a melhoria da infraestrutura e das instalações esportivas do país é fundamental para o sucesso da candidatura africana, disse Mustapha Berraf, chefe da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais Africanos (ANOCA) neste domingo (11).

O continente nunca foi palco de uma Olimpíada. A última vez que o Cairo se candidatou, sem sucesso, foi para as Olimpíadas de 2008.

O país mais populoso do mundo árabe, o Egito gastou bilhões de dólares na construção de instalações, estádios e complexos esportivos nos últimos anos como parte de seus planos para modernizar o país.

O complexo da Cidade Olímpica Internacional do Egito, na nova capital administrativa que o país vem construindo a leste do Cairo desde 2015, deverá ter um estádio nacional com capacidade para 93.900 pessoas e 21 outras instalações esportivas.

"O Egito se candidatará para 2036 e 2040", disse Mustapha Berraf, chefe da ANOCA, em uma coletiva de imprensa no dia da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris.

O administrador esportivo argelino disse que outra candidatura africana poderia ser concretizada com a Cidade do Cabo, na África do Sul, considerando uma candidatura olímpica. No entanto, ele não disse para quais Jogos a África se candidataria.

"A África tem a chance de organizar os Jogos. Provavelmente organizará os Jogos em 2040", disse Berraf, que também é membro do Comitê Olímpico Internacional.

"É necessário analisar as questões de infraestrutura, como estradas e aeroportos. O Egito tem um importante potencial de infraestrutura."

Los Angeles sediará os Jogos de Verão de 2028, enquanto Brisbane, na Austrália, está se preparando para sediar os Jogos Olímpicos de 2032.

Já existem vários países e cidades interessados em concorrer aos Jogos Olímpicos de 2036, incluindo Indonésia, Índia, Turquia, bem como Catar e Arábia Saudita.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse que o interesse por 2036 já atraiu cidades na casa dos dois dígitos.

Mencionados