Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

"Ele vai chorar": torcedores de Gana projetam vingança contra Suárez

AFP
O Uruguai eliminou Gana de forma dramática nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010
O Uruguai eliminou Gana de forma dramática nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010Profimedia
Quando Gana enfrentar o Uruguai nesta sexta-feira (2) em decisiva pela fase de grupos da Copa do Mundo, um nome estará na mente de muitos ganeses: Luis Suarez.

O atacante uruguaio quebrou o coração dos ganeses na Copa do Mundo de 2010, quando usou suas mãos para impedir um gol certo no lance final da prorrogação das quartas de final.

Suárez foi expulso, mas Asamoah Gyan perdeu o penal decisivo e o Uruguai venceu Gana na disputa de pênaltise avançou para a semifinal. O dia 2 de julho de 2010 está profundamente na memória de muitos torcedores de futebol ganeses.

"Estávamos esperando para comemorar, mas choramos nas ruas. Eu odiei aquele dia", disse Samuel Quist, 36, comprando uma camisa da seleção de Gana na capital Accra em preparação para o jogo de sexta-feira.

Gana tem a vantagem do empate para passar

Desta vez, é o Uruguai que chega sob pressão - uma vitória de Gana os colocaria nas oitavas de final e mandaria o Uruguai para casa, mas um empate para Gana também pode ser suficiente.

O atual capitão de Gana, Andre Ayew, o único jogador restante da seleção de 2010, tentou minimizar as conversas sobre vingança.

"Todo mundo se sentiu mal (em 2010), mas para mim só quero chegar à próxima fase", disse ele a repórteres no Catar. "Vingança ou não, iríamos com a mesma determinação e vontade de vencer porque queremos passar à próxima fase."

Torcedores querem o troco contra o Uruguai

Mas tente dizer isso para as pessoas em Gana que não estão dispostas a perdoar ou esquecer o Uruguai e especialmente Suárez.

"Luis Suarez, Luis Suarez, todos nos lembramos, então é a vingança na sexta-feira", disse Philip Sheshe, 32, do lado de fora de uma loja que vende camisetas de Gana.

Esse sentimento foi repetido pelo legislador do partido no poder, Collins Adomako-Mensah. "Eles nos deram uma derrota muito forte. Nunca perdoamos Suarez. Ele deveria esperar fogos de artifício de nossos meninos. Assim como choramos há 12 anos, ele vai chorar na sexta-feira."