Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Erro do VAR em jogo de LaLiga gera polêmica; Cádiz pede impugnação

AFP
Arbitragem não viu impedimento em gol do Elche contra o Cádiz
Arbitragem não viu impedimento em gol do Elche contra o CádizLaLiga
Um impedimento não marcado no Campeonato Espanhol após checagem do VAR deu início a uma polêmica entre a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e LaLiga. O erro da arbitragem ocorreu no lance que levou ao gol de empate do Elche contra o Cádiz, nesta segunda-feira (16), no fechamento da 17ª rodada.

O time prejudicado pediu que o gol seja impugnado e que a partida seja reiniciada a partir do minuto da jogada controversa.

Confira a classificação de LaLiga

O Cádiz vencia o lanterna por 1 a 0, resultado que o tiraria da zona de rebaixamento da LaLiga. Aos 36 minutos do segundo tempo, Ezequiel Ponce empatou para o Elche após receber em impedimento na origem da jogada.

A arbitragem de vídeo não informou nada ao juiz Carlos del Cerro Grande, que confirmou o gol. A situação iniciou uma polêmica entre Cádiz, LaLiga e RFEF — à qual os árbitros estão subordinados.

"Se o VAR tem algo de justiça, é nos impedimentos. Falei com Del Cerro, é preciso que sejam honestos. Ele me pediu desculpas. Sabe que é um erro grave, um erro retumbante", disse o treinador do Cádiz, Sergio Gónzalez, após a partida.

"Tanto Del Cerro quanto sua equipe de arbitragem estão tristes porque não tiveram sucesso, e sabem o quanto esses pontos eram importantes para nós."

Na manhã desta terça-feira (17), a Comissão Técnica de Árbitros (CTA) da RFEF limitou-se a afirmar em comunicado que "não é possível pôr fim ao erro humano, mas é possível em impedimentos se for aplicada a tecnologia do semiautomático".

Em seu comunicado, a comissão "convida" LaLiga a usar a nova ferramenta. A tecnologia do impedimento semiautomático foi utilizada na Copa do Mundo e na Supercopa da Espanha, mas ainda não foi implementada nas grandes ligas europeias.

"Nós de LaLiga lamentamos o absurdo comunicado da CTA enviado pela RFEF, em que, longe de assumir responsabilidades ou pedir desculpas, tentam transferir a culpa para uma organização absolutamente alheia à tomada de decisões arbitrais, como é LaLiga", respondeu em nota a a associação que organiza o Campeonato Espanhol.

A RFEF anunciou "medidas disciplinares internas" após o erro. Pouco depois, informou que os dois árbitros responsáveis pelo VAR no jogo do Cádiz não vão apitar as oitavas de final da Copa do Rei para as quais estavam escalados nesta semana.