Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escaladora iraniana é recebida com festa após competir sem véu

Escaladora iraniana é recebida com festa após competir sem véu
Escaladora iraniana é recebida com festa após competir sem véuProfimedia
A escaladora iraniana Elnaz Rekabi, que causou polêmica e furor ao competir em um torneio internacional sem cobrir a cabeça, foi recebida por uma multidão em Teerã nesta quarta (19) após receio de sumiço e prisão.

Rekabi (33) reiterou em entrevista à mídia estatal que ela havia competido sem hijab “involuntariamente”.

No domingo (16), a iraniana foi filmada com a cabeça descoberta enquanto representava o Irã em uma prova de bouldering na Coréia do Sul:

A lei islâmica veta atletas de competir sem o véu

Em comentários à TV estatal quando em sua chegada a Teerã, Rekabi disse que havia chegado "com saúde plena" e pediu desculpas "ao povo do Irã pela turbulência e preocupação" que havia criado.

"Os problemas que tive ao calçar meus sapatos e preparar meu equipamento me fez esquecer o hijab apropriado ", justificou ela.

Uma multidão de pessoas foi vista aplaudindo a atleta enquanto ela deixava o aeroporto de Teerã, de acordo com imagens postadas no Twitter:

Rekabi, que ficou em quarto lugar na competição na Coréia, disse que não tinha planos de abandonar a equipe nacional.

A BBC Persa relatou na terça-feira (18) que amigos não conseguiam contatá-la após o vídeo da atleta sem hijab ter viralizado, e que havia temores por sua segurança. A embaixada do Irã na Coréia do Sul negou informações sobre o seu desaparecimento após a competição.

Citando fontes na embaixada, o site IranWire noticiou que Rekabi seria presa ao voltar para seu país, e agora afirma que ela será forçada a pedir desculpas em público novamente.

O caso chamou a atenção por conta dos protestos que eclodiram mundo a fora no fim de Setembro após a morte de Mahsa Amini sob custódia da policia da moralidade no Irã.