Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escândalo no xadrez: investigação acusa Niemann de trapaça em mais de 100 jogos

Escândalo no xadrez: investigação acusa Niemann de trapaça em mais de 100 jogos
Escândalo no xadrez: investigação acusa Niemann de trapaça em mais de 100 jogosGrand Chess Tour - Lennart Ootes
Maior site de xadrez do mundo divulga relatório de 72 páginas que complica de vez a carreira do jovem enxadrista norte-americano.

É a mais nova – e talvez definitiva – bomba no escândalo que vem abalando o mundo do xadrez desde o mês passado. O Chess.com (site que organiza inúmeros campeonatos online e tem a maior base de enxadristas do mundo) divulgou na noite da terça-feira (4) sua investigação sobre jogos suspeitos de Hans Niemann, o grandmaster adolescente americano que vem sendo acusado de trapaça por colegas.

O relatório revela que Niemann roubou com mais frequência do que ele anteriormente admitiu.

O jogador "provavelmente recebeu assistência ilegal em mais de 100 jogos online" (a maioria em 2020), inclusive em eventos valendo dinheiro, disse a investigação.

As suspeitas em torno de Niemann (19), que teve uma ascensão meteórica ao top 50 do mundo nos últimos quatro anos, ganharam força quando o campeão mundial Magnus Carlsen abandonou um campeonato em St. Louis após perder uma partida de xadrez clássico para o rival.

Magnus eventualmente acusou o americano de trapacear, e anunciou que nunca mais jogaria contra ele.

Niemann disse que jamais roubou no xadrez clássico, embora tenha confessado ter ilegalmente usado auxílio do computador em pelo menos duas partidas online no passado.

A investigação não afirma que Niemann tenha trapaceado em jogos clássicos – apenas em jogos online no Chess.com.

Segundo o site, o norte-americano confessou privadamente as alegações, e foi posteriormente banido do Chess.com por um tempo.

O relatório mostra em quais jogos e torneios Niemann roubou. “Embora não tenhamos dúvidas de que Hans é um jogador talentoso, observamos que seus resultados são estatisticamente extraordinários", diz a investigação do time anti-fraude do Chess.com

A Fide, o órgão dirigente mundial do xadrez , emitiu uma declaração na semana passada dizendo que convocará seu próprio painel para analisar as alegações contra Hans Niemann.

Mencionados