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Conheça todos os 10 novos carros que estarão no grid da Fórmula 1 em 2024

César Suárez
Novo RB20 será dirigido por Max Verstappen e Checo Pérez
Novo RB20 será dirigido por Max Verstappen e Checo Pérez@RedBullRacing
Após a revelação, nesta quinta-feira (15), do RB20, o novo monoposto da Red Bull com o qual Verstappen buscará seu quarto título mundial, agora já é de conhecimento público todos os carros que as equipes colocarão no grid da Fórmula 1 em 2024.

Esses são, em ordem de classificação em 2023, os novos carros e algumas das novidades que cada um deles apresentará nessa nova e empolgante temporada, que começará no Bahrein, de 21 a 24 de fevereiro, com os primeiros testes, e de 29 de fevereiro a 3 de março, com o primeiro Grande Prêmio.

Red Bull (Verstappen-Pérez)

Luxo do campeão. A grande dominadora da F1 deixou que as demais equipes apresentassem seus carros, muitos deles copiando conceitos anteriores do guru Newey, para mostrar o que certamente será o carro a ser batido em 2024. E, dessa forma, Milton Keynes evitou a "tentação" de outros engenheiros copiarem imediatamente suas ideias para a nova temporada.

Com Christian Horner, que está sendo investigado por suposto comportamento inadequado, liderando a apresentação, juntamente com o ex-piloto David Coulthard, o RB20 foi revelado nesta quinta-feira (15). Verstappen, feliz por ver seu novo "brinquedo", espera que ele lhe dê uma boa sensação no Bahrein.

Mercedes (Hamilton-Russell)

No último ano do sete vezes campeão mundial, a marca alemã quer lhe dar uma máquina com a qual ele e Russell possam voltar a vencer, algo que não aconteceu nos últimos dois anos. E isso dói para a equipe que dominou a era híbrida da F1 com mão de ferro.

As flechas de prata fizeram uma modificação profunda em seu W15. Todos os sidepods, assoalho e extremidade traseira foram alterados, bem ao estilo da Red Bull. O nariz também é mais curto que o do W14 e, até mesmo, a tampa do motor foi redesenhada.

Ferrari (Leclerc-Sainz)

Enquanto se aguarda a chegada de Hamilton, a Ferrari terá de ver como lidará com a situação de Carlos Sainz, o único a lhe dar uma vitória no ano passado, e se vai priorizar Leclerc em detrimento do espanhol.

O que se sabe é que o SF-24 tem muitas diferenças em relação ao carro de 2023. Basicamente, pode-se dizer que é um carro novo, no qual o nariz, as laterais - ambas peças no estilo Red Bull -, bem como o difusor foram alterados.

O assoalho também foi redesenhado, para obter mais eficiência nas curvas, e a suspensão, embora o sistema "push.rod" tenha sido mantido, vai tentar evitar o desgaste excessivo dos pneus. Newey deveria pedir direitos autorais.

McLaren (Norris-Piastri)

O MCL38 espera aproveitar os bons resultados de seu antecessor nas últimas corridas de 2023, quando Norris conseguiu se aproximar de Verstappen, marcando seis segundos lugares. É hora de dar mais um passo à frente e é isso que Woking espera com seu novo carro.

Por enquanto, o nariz é mais curto e mais estreito, também no estilo da Red Bull, assim como os novos defletores de assoalho e a tampa do motor menor. O carro mantém seu estilo de suspensão dianteira, o chamado"pull.rod", que, segundo eles, ajuda a evitar a porosidade ou a inclinação.

Aston Martin (Alonso-Stroll)

O carro mais surpreendente no início da última temporada foi, sem dúvida, o AMR23, o segundo carro mais rápido do grid. Mas depois não evoluiu como os demais e terminou em quinto lugar e com uma sensação ruim. Essas mesmas sensações que, depois de testá-lo no asfalto, Fernando Alonso disse agora que "são ótimas".

Por enquanto, o que mais chama a atenção é o nariz, que é mais curto, como o de seus rivais, e que se conecta com o segundo plano da asa e não com o primeiro, como no ano passado. Além disso, o assoalho também foi redesenhado e é combinado com pontões mais estreitos.

Alpine (Ocon-Gasly)

A Alpine, sem dúvida, deu um passo atrás, ou até dois, em seu desempenho. A dupla Ocon-Gasly, como esperado, não funcionou bem e houve atrito dentro e fora da pista. Isso e um carro que não funcionou em muitos circuitos aumentaram a tensão e deixaram os franceses em sexto lugar no campeonato. Portanto, uma revolução era necessária com urgência.

Eles já a tiveram nos escritórios com a saída de Rossi, Szafnauer e Permane. Até mesmo o chefe técnico, Patt Fry, saiu. E eles sabem que, para 2024, a unidade de potência da Renault ainda terá um déficit de potência em comparação com os outros motores. Isso terá de ser compensado com outras soluções no A524. Será que eles conseguirão ser mais eficientes? Teremos que esperar para ver.

Williams (Albon-Sargeant)

Uma das equipes mais históricas da F1 está tentando sair do buraco em que se encontra há anos, embora o primeiro objetivo do novo FW46 seja simplesmente continuar melhorando, como fizeram na segunda fase de 2023, algo que já era visto como um grande progresso.

É claro que, como disse Albon, seu primeiro e indiscutível piloto, o estilo de pilotagem terá de ser alterado, porque eles pediram tantas coisas à fábrica que a filosofia do carro passou por várias modificações que exigem um novo estilo de pilotagem. Palavras promissoras.

RB (Ricciardo-Tsunoda)

O objetivo da equipe herdeira da Alpha Tauri não é outro senão sair do fundo do pelotão - eles ficaram em oitavo lugar no Campeonato Mundial de Construtores - e marcar mais pontos do que os 25 da temporada passada.

E para conseguir isso, eles não hesitaram em se basear, talvez demais para o resto das equipes, na Red Bull, com a qual Verstappen conquistou o Campeonato Mundial de F1 em 2023. O VCARB 01 é muito parecido, levantando suspeitas de transferência de informações técnicas e aerodinâmicas.

Kick Sauber (Bottas-Zhou)

A Sauber foi a segunda pior equipe do grid de 2023. Do sexto lugar, caiu para o nono, algo que não pode se dar ao luxo de repetir em 2024 e no futuro, com a chegada da Audi em 2026.

Por isso, seu conceito de monoposto mudou para resolver seus altos e baixos no campeonato. A influência da Red Bull em seu design é clara, como na suspensão. No entanto, a intenção é desenvolver o carro continuamente e não basear todos os seus esforços na primeira tentativa, mas em evoluções.

Haas F1 (Magnussen-Hulkenberg)

A primeira a mostrar seu carro foi a equipe americana, talvez por motivos de marketing, a fim de chamar a atenção que eles podem ter dificuldade em conseguir quando entrarem na pista.

O que eles pretendem é um novo desempenho com um novo chassi para realocar parte da área do radiador mais acima, em torno da linha central do carro, e mover a barra de proteção, contra impacto na parte lateral inferior, para baixo. Ele também tem novas extremidades dianteiras e um novo conceito de fluxo de ar.