Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Debaixo de muita chuva, Verstappen vence a corrida de sprint do GP da Bélgica

Max Verstappen, da Red Bull, comemora após nova vitória
Max Verstappen, da Red Bull, comemora após nova vitóriaAFP
Max Verstappen aumentou sua liderança em mais oito pontos no campeonato mundial com uma vitória calculada e convincente à frente do estreante australiano Oscar Piastri na corrida de sprint do Grande Prêmio da Bélgica, que foi adiada pela chuva neste sábado.

O bicampeão mundial da Red Bull aproveitou a sorte quando Piastri, da McLaren, assumiu a liderança ao fazer um pit stop antecipado para trocar os pneus úmidos pelos intermediários, para se recuperar e vencer por 6,6 segundos.

A vitória de Verstappen ampliou o recorde da Red Bull neste ano para 14 vitórias em 14 corridas - 11 GP's e três sprints.

"Estava tudo sob controle, o carro era rápido, os pneus estavam aguentando", disse o holandês.

Piastri chegou em segundo lugar, à frente de Pierre Gasly, que deu à equipe Alpine algo para comemorar, com Carlos Sainz e seu companheiro de equipe na Ferrari , Charles Leclerc, terminando em quarto e quinto.

Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, chegou em quarto lugar para a Mercedes, mas foi rebaixado para sétimo, atrás de Lando Norris, na segunda McLaren, depois de sofrer uma penalidade de cinco segundos por um choque com Sergio Perez, da Red Bull.

George Russell foi o oitavo, à frente de Esteban Ocon, da Alpine, e Daniel Ricciardo, aproveitando seu segundo fim de semana com a Alpha Tauri.

"Estou muito feliz", disse Piastri. "Fizemos o nosso melhor e lideramos por algumas voltas, mas não fomos páreo para Max. Mas é bom estar lá em cima. Todo o crédito é da equipe."

Max Verstappen (C), da Red Bull, vencedor, Oscar Piastri (L), da McLaren, segundo colocado, e Pierre Gasly (R), da Alpine, posam após a corrida de velocidade
Max Verstappen (C), da Red Bull, vencedor, Oscar Piastri (L), da McLaren, segundo colocado, e Pierre Gasly (R), da Alpine, posam após a corrida de velocidadeAFP

A corrida começou com 35 minutos de atraso, depois de atrasos causados pela chuva forte, com todos os 20 carros usando pneus totalmente molhados para a largada atrás do safety car.

A distância da corrida foi reduzida para 12 voltas, mas era óbvio que, com a melhora das condições, todos os 20 carros iriam para os boxes em busca de pneus intermediários - um espetáculo caótico - e a corrida foi reduzida para 11 voltas, permitindo mais uma volta de formação.

Por fim, o safety car entrou em ação e Verstappen acelerou até Pouhon, enquanto Piastri, Sainz, Perez, Gasly e Hamilton foram imediatamente para os boxes para colocar pneus intermediários, deixando Verstappen na frente de Leclerc.

"Sofrimento"

"Precisamos fazer um boxe nessa volta", disse Verstappen, que então fez o pit-stop, emergindo em segundo lugar atrás de Piastri, com Gasly, Perez e Hamilton atrás dele, todos os três ganhando com suas decisões instantâneas de pit-stop.

Na terceira volta, o australiano estava oito décimos à frente, com seu carro molhado resistindo à Red Bull, que tinha velocidade superior em linha reta, antes de Fernando Alonso rodar.

Ele não se machucou, mas teve sua primeira corrida sem finalização da temporada para marcar seu 42º aniversário.

O safety car foi acionado enquanto a Red Bull dizia a Verstappen que os pneus esquerdos de Piastri estavam "sofrendo".

"Não estou surpreso, ele está se desviando para todos os lados", disse o holandês, que escolheu o momento certo após o reinício, a cinco voltas do final, para ultrapassar Piastri na reta Kemmel.

Max Verstappen, da Red Bull, compete durante a corrida de velocidade
Max Verstappen, da Red Bull, compete durante a corrida de velocidadeAFP

Gasly permaneceu em terceiro, enquanto Pérez e Hamilton se enroscavam quando o britânico mergulhou por dentro. As duas Ferraris o seguiram na ultrapassagem do mexicano.

"Não tenho aderência na traseira", disse Pérez, antes de passar por uma armadilha de cascalho e voltar para a 16ª posição. "Vamos colocar o carro no boxe e retirá-lo", informou a Red Bull.

Seu companheiro de equipe não demorou a se estabelecer como líder e estava quatro segundos à frente de Piastri na nona volta, enquanto Hamilton, em quarto, recebia uma penalidade de cinco segundos por seu contato anterior com Pérez.