F1: Após pesadelo no México, Verstappen quer encaminhar título no GP de São Paulo
Faltando quatro GPs para o final da temporada, Verstappen precisa pelo menos manter os 47 pontos de vantagem para o britânico Lando Norris que possui antes do Grande Prêmio de São Paulo, onde será disputada a penúltima corrida sprint do ano.
Um tropeço como o ocorrido no domingo passado na capital mexicana, onde ficou fora do pódio (sexto lugar depois de duas penalizações de dez segundos), pode esquentar a reta final do campeonato, em que a sorte não tem estado ao lado da Red Bull.
Sem vencer nas últimas dez corridas, com seu estilo de pilotagem questionado e sua equipe caindo para a terceira posição no campeonato de construtores, o holandês (362 pontos) terá que enfrentar adversários que chegam embalados e com esperanças de título.
"Continuar pressionando"
Norris, seu principal perseguidor (315 pontos), já deu seu aviso no México e promete "continuar pressionando" para tentar destronar o tricampeão.
"É mais um fim de semana com sprint, então temos mais pontos em jogo", disse o britânico de 24 anos sobre a corrida curta de 24 voltas que será disputada no sábado (2) a partir das 11h00 (horário de Brasília). O GP, de 71 voltas, será no domingo (3) às 14h00.
Terceiro colocado com 291 pontos, o monegasco Charles Leclerc espera se manter na luta pelo seu primeiro título e levar a Ferrari (537 pontos) ao topo do campeonato de construtores, depois de desbancar a Red Bull (512) e subir para a segunda posição, atrás da McLaren (566).
"O campeonato de construtores é agora uma possibilidade real. Depende mais de nós irmos bem do que dos outros irem mal", afirmou Leclerc.
Pérez pressionado
A dupla da Ferrari tem cumprido a missão de somar pontos, algo que vem sendo mais complexo para o mexicano Sergio Pérez na Red Bull, vencedora dos últimos dois campeonatos de construtores. Sem subir no pódio desde a quinta etapa, na China (3º), o futuro de Pérez é incerto devido às suas decepcionantes atuações, apesar de ter renovado seu contrato com a equipe austríaca até 2026.
Depois da 17ª posição no GP do México, o diretor da Red Bull, Christian Horner, disse que a equipe precisa da ajuda do piloto mexicano (8°, 150 pontos) na luta pelos títulos em disputa.
"Fizemos tudo o que podíamos para apoiar Checo, e continuaremos fazendo no Brasil, mas chega um momento no qual não podemos fazer muito", afirmou Horner.
Programação do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1
Sexta-feira (1º)
11h30 - Treino livre 1
15h30 - Classificação sprint
Sábado (2)
11h - Corrida sprint (24 voltas)
15h - Classificação
Domingo (3)
14h - Corrida (71 voltas)