Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1 multa Charles Leclerc por xingamentos após o Grande Prêmio do México

Reuters
Leclerc (à esquerda) foi multado após a corrida da semana passada
Leclerc (à esquerda) foi multado após a corrida da semana passadaREUTERS / Carla Carniel
Os comissários da Fórmula 1 multaram Charles Leclerc (27), da Ferrari, em 10 mil euros por ter xingado na coletiva de imprensa após o Grande Prêmio da Cidade do México, no último domingo (27). Metade do valor é suspenso sob a condição de que não haja mais nenhuma violação semelhante nos próximos 12 meses.

A punição ocorre depois que o tricampeão mundial Max Verstappen, da Red Bull, foi condenado em setembro a realizar "trabalhos de interesse público" por ter xingado durante uma coletiva de imprensa no Grande Prêmio de Cingapura.

Nesta sexta-feira (1°), no Grande Prêmio de São Paulo, os comissários de bordo disseram em um comunicado que a ofensa do monegasco não foi tão grave quanto a de Verstappen.

Verstappen fez uma alusão um tanto dolorosa à linguagem de Leclerc quando apareceu em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.

"Aparentemente, isso só importa para mim porque, você sabe, depois da corrida no México alguém xingou", disse o piloto holandês aos repórteres na ocasião, sem citar nomes.

Os comissários de bordo da corrida do Brasil convocaram Leclerc na sexta-feira, agindo com base em um relatório do delegado de mídia da FIA e depois de analisar uma transcrição escrita.

Eles disseram que o piloto da Ferrari respondeu a "uma pergunta um tanto tendenciosa" sobre o que ele disse a si mesmo quando perdeu momentaneamente o controle no final da corrida e foi ultrapassado por Lando Norris, da McLaren.

"Em resposta, Leclerc usou linguagem grosseira, sendo a lembrança exata do que ele próprio estava pensando no momento. Leclerc percebeu imediatamente seu erro e pediu desculpas", disseram os comissários em um comunicado.

"Os comissários observaram que a linguagem não foi dirigida a ninguém ou a nenhum grupo e Leclerc se desculpou imediatamente."

Eles disseram que Leclerc expressou arrependimento na audiência por "um lapso momentâneo de julgamento" e entendeu sua responsabilidade como um modelo a ser seguido.

"Os comissários de bordo não consideram que essa infração tenha atingido o mesmo nível do caso mais recente e, como tal, optaram por aplicar uma multa de 10 mil euros."

A punição de Verstappen, na qual ele usou um palavrão para descrever o estado de seu carro, ocorreu depois que o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, pediu aos pilotos que tomassem cuidado com sua linguagem, comparando-os aos rappers.