Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1 não terá pontos por volta mais rápida a partir de 2025

AFP
Mais uma mudança de regra no grid
Mais uma mudança de regra no gridReuters / Molly Darlington
A Fórmula 1 vai retirar a partir da temporada 2025 a bonificação de um ponto para o piloto que fizer a volta mais rápida em um Grande Prêmio, anunciou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nesta quinta-feira (17).

Este ponto adicional, que era distribuído na década de 1950, foi reintroduzido em 2019 para os pilotos que marcassem a volta mais rápida e terminasse a corrida entre os dez primeiros.

As bonificações podem ter grande interferência na classificação de uma temporada longa de 24 etapas, como a deste ano.

A FIA fez o anúncio na véspera do GP dos Estados Unidos, neste fim de semana, em Austin (Texas).

A medida é uma das mudanças introduzidas nos regulamentos esportivo e técnico de 2024 e 2025, após sua aprovação pelo conselho mundial de automobilismo.

A importância dada ao ponto adicional ficou comprovada no GP de Singapura, em setembro, quando o australiano Daniel Ricciardo (Racing Bulls) entrou nos boxes para trocar pneus e conseguir a melhor volta, apesar de não estar entre os dez primeiros da corrida.

O piloto da Racing Bulls, equipe satélite da Red Bull, privou seus adversários, como o britânico Lando Norris, que briga pelo título, de conseguir um ponto extra.

Norris, vice-líder do Mundial atrás do holandês Max Verstappen (Red Bull), era quem detinha a volta mais rápida na parte final da corrida e foi desbancado por Ricciardo.

Em outra das modificações aprovadas, a exigência da participação de um piloto jovem nos treinos livres passará de uma para duas vezes por carro e por temporada.