Lando Norris supera companheiro de McLaren e faz a pole do GP da Hungria de F1
O britânico superou por 22 milésimos seu companheiro de equipe, o australiano Oscar Piastri, que ficou em segundo, enquanto o tricampeão mundial e atual líder do campeonato, Max Verstappen (Red Bull), foi o terceiro. Esta foi a primeira dobradinha da McLaren em um treino de classificação desde 2012.
A sessão foi marcada pela chuva e por duas interrupções de bandeira vermelha pelos acidentes do mexicano Sergio Pérez (Red Bull) no Q1 e do japonês Yuki Tsunoda (Racing Bulls) no Q3.
"Estou muito feliz, principalmente pela equipe, por esta dobradinha. É incrível ter nossos carros na primeira fila. As condições do tempo eram uma armadilha hoje, mas consegui fazer uma volta muito boa", comemorou Norris, que conseguiu a terceira pole da carreira e a segunda nesta temporada.
O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) vai largar na quarta posição, à frente do britânico Lewis Hamilton (Mercedes) e da outra Ferrari, do monegasco Charles Leclerc. A quarta fila será ocupada pelos dois carros da Aston Martin, do veterano espanhol Fernando Alonso e do canadense Lance Stroll. Completam o Top 10 do grid as duas Racing Bulls, do australiano Daniel Ricciardo e de Yuki Tsunoda.
A grande surpresa do dia foi a eliminação no Q1 do britânico George Russell (Mercedes), que fez a pole na etapa anterior, em Silverstone. Atrapalhado pela chuva, ele não teve combustível suficiente para tentar uma segunda volta rápida quando a pista secou.
As 70 voltas do Grande Prêmio do Hungria acontecerão neste domingo (20), a partir das 10h (horário de Brasília).