Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lewis Hamilton vence GP da Bélgica após George Russell sofrer punição

George Russell sofreu punição e vitória na Bélgica foi cancelada
George Russell sofreu punição e vitória na Bélgica foi canceladaAFP
A vitória de George Russell no Grande Prêmio da Bélgica, neste domingo (28), foi anulada por desqualificação do britânico, que acabou a corrida com menos peso no carro do que o permitido. Como resultado, a vitória foi atribuída a Lewis Hamilton. Um relatório técnico divulgado após a corrida disse que o carro de Russell estava 1,5 kg abaixo do limite mínimo de peso obrigatório.

O carro de Russell pesava inicialmente 798 kg, o que está exatamente no limite de peso mínimo para carro e motorista juntos. Mas os comissários descobriram que o combustível do carro não havia sido totalmente drenado, fazendo o peso ir para 796,5 kg.

Oscar Piastri, da McLaren, que venceu seu primeiro GP de F1 na Hungria no último fim de semana, ganhou uma posição, terminando com o segundo lugar, à frente de Charles Leclerc, da Ferrari, que ficou em terceiro. 

O líder do campeonato Max Verstappen, da Red Bull, foi o quarto, depois de largar em 11º no grid, após uma penalidade de 10 posições por ter usado um quinto motor. Hamilton vence seu quinto GP da Bélgica depois de superar Sergio Perez, da Red Bull, na largada. 

Leclerc, que largou na pole, teve que se contentar com o terceiro lugar à frente de Verstappen, já que o tricampeão mundial não conseguiu vencer pela quarta corrida consecutiva, a primeira vez desde 2020 que isso aconteceu.

A Red Bull recebeu a penalidade de motor, como fez nos últimos dois anos em Spa, mas desta vez Verstappen não conseguiu abrir caminho pelo campo e perdeu a chance de vencer na Bélgica pela quarta temporada consecutiva.

Lando Norris, segundo no campeonato de pilotos, ficou em quinto para a McLaren, com Carlos Sainz, da Ferrari, em sexto. Pérez não conseguiu tirar proveito de sua largada na primeira fila e terminou em sétimo, mas registrou a volta mais rápida.

Fernando Alonso, da Aston Martin, foi o oitavo colocado, e Esteban Ocon, da Alpine, que pilotará para a Haas na próxima temporada, terminou em 9°.