Max Verstappen completa a varredura de treinos na Espanha antes da classificação
A melhor volta do líder do campeonato, de 1min13s664, com pneus macios, foi 0,250 mais rápida do que o melhor esforço do mexicano no Circuito da Catalunha, em Barcelona.
O sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton (38) foi o terceiro mais rápido para a Mercedes, 0,408 segundo abaixo do ritmo, com os espanhóis Carlos Sainz (28) e Fernando Alonso (41) em quarto e quinto para Ferrari e Aston Martin.
George Russell (25), da Mercedes, foi o sexto e Charles Leclerc (25), da Ferrari, que relatou um som estranho da embreagem durante o treino de largada, foi o sétimo.
Hamilton havia dito na sexta-feira, quando ficou em 12º e 11º nas duas sessões, que esperava que as mudanças da noite para o dia o ajudassem a chegar entre os 10 primeiros com um carro que a Mercedes redesenhou após um início de temporada decepcionante.
A sessão foi interrompida com bandeira vermelha após nove minutos, quando o estreante Logan Sargeant (22), da Williams, bateu na última curva antes de começar a chover.
Lando Norris (23), da McLaren, se aventurou a sair com 28 minutos de atraso para testar as condições depois de um longo período sem ação.
As condições melhoraram, permitindo que os pilotos corressem com pneus slicks novamente nos minutos finais, embora sem testar os limites.
Hamilton completou apenas nove voltas, passando a maior parte da sessão fora do carro, mas voltando ao carro no final, quando o tempo melhorou.
"Não me sinto confortável em acelerar nessas condições. Acho que é um desperdício", disse Verstappen à sua equipe pelo rádio.