Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Norris vence o sprint do GP do Brasil e reduz a liderança de Verstappen

AFP
McLaren anotou dobradinha na corrida sprint de Interlagos
McLaren anotou dobradinha na corrida sprint de InterlagosMiguel Schincariol / AFP
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu a corrida sprint deste sábado (2), no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, incendiando o campeonato ao tirar dois pontos do tricampeão mundial Max Verstappen (Red Bull), que terminou em terceiro.

Norris, segundo na classificação geral, ultrapassou seu companheiro de equipe, o australiano Oscar Piastri, que estava na pole, faltando duas voltas para o final da minicorrida, quando a McLaren fez uma dobradinha, ampliando a liderança no campeonato de construtores.

A ultrapassagem entre os dois pilotos foi uma sorte, pois segundos depois um safety car virtual foi chamado devido a um incidente com o carro de Nico Hulkenberg (Haas), que durou até pouco antes da última volta (24).

Vencedor dos últimos quatro sprints, Verstappen atacou Leclerc, terceiro no campeonato mundial, 72 pontos atrás, desde a primeira volta, mas o monegasco se defendeu bem e atuou como uma barricada entre o líder e as McLarens até a volta 18, quando “Mad Max” subiu ao pódio.

No entanto, Verstappen foi punido por tentativa de ultrapassagem durante a presença do safety car, o que lhe rendeu uma punição de cinco segundos, caindo para o quarto lugar, com Leclerc sendo o terceiro colocado ao final da prova. 

Piastri e Norris seguiram na frente sem problemas, com o britânico ultrapassando seu companheiro de equipe e diminuindo a diferença para o holandês, que agora lidera com 44 pontos, faltando quatro corridas para o final da temporada.

O australiano, que conquistou sua segunda pole em corridas sprints no Brasil, já havia avisado que não teria problemas em receber ordens de sua equipe para deixar Norris vencer e acirrar ainda mais a luta pelo título.

Além da dobradinha, a McLaren ampliou sua liderança no campeonato de construtores, que lidera com 581 pontos, à frente da Ferrari (546) e da Red Bull (518).

Vencedora dos dois últimos títulos de equipe, a Red Bull esteve perto de pontuar novamente com seu outro piloto, o mexicano Sergio Pérez, que melhorou seu ritmo de sexta-feira para nono, tendo largado quatro posições atrás.

O espanhol Carlos Sainz (Ferrari), vencedor do Grande Prêmio do México no domingo passado, foi o quinto colocado, à frente do britânico George Russell (Mercedes).

O francês Pierre Gasly (Alpine-Renault) e o neozelandês Liam Lawson (Racing Bulls), que estavam correndo com pneus médios em uma manhã quente e sem sinais de chuva, completaram o grupo de oito pilotos que marcaram pontos. A revelação argentina Franco Colapinto (Williams) ganhou uma posição e terminou em 13º.

Norris garantiu vitória na reta final da prova
Norris garantiu vitória na reta final da provaMiguel Schincariol / AFP

Apesar de ter se classificado em 16º, o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) largou dos boxes devido a um ajuste em seu carro e terminou em penúltimo.

A atividade do Grande Prêmio de sábado será concluída no final do dia, a partir das 15h (horário de Brasília) com a qualificação para a corrida de domingo.