Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Piastri faz a pole e McLaren fecha primeira fila da corrida sprint em São Paulo

Reuters
Piastri largará ao lado de companheiro de equipe na corrida sprint
Piastri largará ao lado de companheiro de equipe na corrida sprintNELSON ALMEIDA / AFP
A McLaren garantiu a primeira fila para a corrida sprint do GP de Interlagos, em São Paulo, nesta sexta-feira (1°), com Oscar Piastri conquistando a pole position de seu companheiro de equipe Lando Norris. O líder da Fórmula 1, Max Verstappen, da Red Bull, foi o quarto mais rápido.

Charles Leclerc, da Ferrari, largará em terceiro lugar em uma corrida que vale oito pontos para o vencedor.

O australiano Piastri deu uma volta no circuito de Interlagos com o melhor tempo de 1min08s899, depois de Norris ter estabelecido o ritmo durante toda a sessão, mas abortou seu esforço final e terminou 0,029 mais lento.

O britânico está 47 pontos atrás de Verstappen, com 120 pontos ainda a serem conquistados.

Espera-se que Piastri, fora da disputa pelo campeonato, siga as ordens da equipe e ajude Norris a garantir a pontuação máxima, mas o sentido anti-horário de Interlagos tem uma primeira curva complicada.

“Veremos como será o ritmo amanhã para nós dois”, disse o australiano à emissora Sky Sports. “Acho que o primeiro e o segundo lugar são o primeiro objetivo e depois veremos qual será a ordem. Sei que não estou na disputa pela classificação dos pilotos, mas para a equipe não importa a posição em que estamos.

“Seria bom vencer, mas é um ponto a menos e não é a corrida principal. Vamos ver. Lando precisa dos pontos na classificação dos pilotos muito mais do que eu, mas é claro que ainda quero vencer.”

Briga boa

A McLaren lidera o campeonato de construtores, mas está apenas 29 pontos à frente da Ferrari, com Leclerc sendo uma ameaça óbvia e seu companheiro de equipe Carlos Sainz se classificando em quinto e George Russell, da Mercedes, em sexto.

Norris disse que estava surpreso com o ritmo do carro, mas que havia cometido alguns erros no final. O britânico se irritou com uma pergunta sobre a posição de Verstappen e a disputa pelo campeonato.

“Odeio muito essas perguntas”, disse ele. “Não me importo com a posição em que ele se classifica. Para mim, é só me concentrar em meu próprio trabalho e pronto. Se ele for o primeiro ou o último, farei o melhor que puder.”

Pista criticada

Verstappen, vencedor do ano passado no Brasil e que também venceu todas as corridas de velocidade até agora neste ano, disse que a superfície esburacada dificultou o carro.

“Eles fizeram o recapeamento, mas acho que, na verdade, tornaram o carro pior para dirigir. Está extremamente esburacado em todos os lugares, o que não é bom para o nosso carro. Em todas as áreas esburacadas, o carro está pulando muito e isso está me custando um pouco de tempo”, disse ele.

Largando mais atrás

Pierre Gasly, da Alpine, largará em sétimo, Liam Lawson, da RB, em oitavo, e Alex Albon, em nono, pela Williams. O britânico Oliver Bearman, o jovem de 19 anos que substituiu o indisposto Kevin Magnussen, completou o top 10 do grid para a corrida de 100 km de sábado.

O sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton, da Mercedes, classificou-se apenas em 11º, enquanto Sergio Pérez, da Red Bull, largará em 13º. Nenhum Aston Martin passou da primeira fase. A qualificação regular para o grande prêmio de domingo acontece após a corrida sprint.