Piastri faz a pole e McLaren fecha primeira fila da corrida sprint em São Paulo
Charles Leclerc, da Ferrari, largará em terceiro lugar em uma corrida que vale oito pontos para o vencedor.
O australiano Piastri deu uma volta no circuito de Interlagos com o melhor tempo de 1min08s899, depois de Norris ter estabelecido o ritmo durante toda a sessão, mas abortou seu esforço final e terminou 0,029 mais lento.
O britânico está 47 pontos atrás de Verstappen, com 120 pontos ainda a serem conquistados.
Espera-se que Piastri, fora da disputa pelo campeonato, siga as ordens da equipe e ajude Norris a garantir a pontuação máxima, mas o sentido anti-horário de Interlagos tem uma primeira curva complicada.
“Veremos como será o ritmo amanhã para nós dois”, disse o australiano à emissora Sky Sports. “Acho que o primeiro e o segundo lugar são o primeiro objetivo e depois veremos qual será a ordem. Sei que não estou na disputa pela classificação dos pilotos, mas para a equipe não importa a posição em que estamos.
“Seria bom vencer, mas é um ponto a menos e não é a corrida principal. Vamos ver. Lando precisa dos pontos na classificação dos pilotos muito mais do que eu, mas é claro que ainda quero vencer.”
Briga boa
A McLaren lidera o campeonato de construtores, mas está apenas 29 pontos à frente da Ferrari, com Leclerc sendo uma ameaça óbvia e seu companheiro de equipe Carlos Sainz se classificando em quinto e George Russell, da Mercedes, em sexto.
Norris disse que estava surpreso com o ritmo do carro, mas que havia cometido alguns erros no final. O britânico se irritou com uma pergunta sobre a posição de Verstappen e a disputa pelo campeonato.
“Odeio muito essas perguntas”, disse ele. “Não me importo com a posição em que ele se classifica. Para mim, é só me concentrar em meu próprio trabalho e pronto. Se ele for o primeiro ou o último, farei o melhor que puder.”
Pista criticada
Verstappen, vencedor do ano passado no Brasil e que também venceu todas as corridas de velocidade até agora neste ano, disse que a superfície esburacada dificultou o carro.
“Eles fizeram o recapeamento, mas acho que, na verdade, tornaram o carro pior para dirigir. Está extremamente esburacado em todos os lugares, o que não é bom para o nosso carro. Em todas as áreas esburacadas, o carro está pulando muito e isso está me custando um pouco de tempo”, disse ele.
Largando mais atrás
Pierre Gasly, da Alpine, largará em sétimo, Liam Lawson, da RB, em oitavo, e Alex Albon, em nono, pela Williams. O britânico Oliver Bearman, o jovem de 19 anos que substituiu o indisposto Kevin Magnussen, completou o top 10 do grid para a corrida de 100 km de sábado.
O sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton, da Mercedes, classificou-se apenas em 11º, enquanto Sergio Pérez, da Red Bull, largará em 13º. Nenhum Aston Martin passou da primeira fase. A qualificação regular para o grande prêmio de domingo acontece após a corrida sprint.