Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Verstappen fatura GP da Holanda e conquista 9ª vitória consecutiva na Fórmula 1

Verstappen continua escrevendo seu nome na história da Fórmula 1
Verstappen continua escrevendo seu nome na história da Fórmula 1JOHN THYS/AFP
Apesar de uma corrida quase caótica, que obrigou os pilotos a se adaptarem ao longo das 72 voltas, foi Max Verstappen quem conseguiu a vitória neste domingo (27) em Zandvoort, na Holanda, diante de sua torcida.

Foi um Grande Prêmio e tanto. O tempo estava muito instável, oferecendo um grande desafio para os pilotos. No entanto, foi o mesmo vencedor de sempre que triunfou. 

Atrás do campeão mundial, Fernando Alonso terminou em 2°, Carlos Sainz em 5°, Lewis Hamilton em 6°, Lando Norris em 7° e Alexander Albon terminou em um belo 8° lugar - enquanto Esteban Ocon cruzou na 10ª posição.

Clima caprichoso

Desde as primeiras voltas, a chuva caiu na pista e embaralhou as cartas. Alguns dos pilotos decidiram voltar aos boxes para colocar pneus intermediários, como Sergio Pérez. Outros decidiram permanecer com os pneus macios. 

Algumas voltas depois, a chuva parou e os pilotos tiveram que ir para os boxes novamente. No entanto, uma coisa não mudou de fato: Max Verstappen estava na liderança.

Na verdade, ele aproveitou a parada de seu companheiro de equipe para recuperar a liderança na 12ª volta. Três voltas depois, outra reviravolta: Logan Sargeant perdeu o controle de sua Williams e bateu no muro. A direção de prova decidiu acionar o safety-car, que permaneceu até a volta 21.

E, como de costume, Verstappen impôs seu ritmo infernal para garantir a liderança. Enquanto isso, vários pilotos, como Pierre Gasly, Kevin Magnussen e Yuki Tsunoda, foram advertidos pela direção de prova.

Na metade da corrida, o top 10 era o seguinte: Verstappen, Perez, Alonso, Gasly, Sainz, Albon, Ocon, Tsunoda, Norris, Hamilton.

Na volta 42, Charles Leclerc se retirou depois de uma prova que foi complicada para ele, incluindo uma asa danificada no início da corrida.

Mais atrás, várias batalhas estavam sendo travadas, atrás da provável vitória individual de Verstappen. As posições estavam sendo trocadas, e foi um espetáculo e tanto ver os carros da Alpines fazendo um ótimo desempenho no circuito de Zandvoort.

Na volta 59, quando imaginava-se um final de corrida tranquilo, a chuva se anunciou mais uma vez. Duas voltas depois, o aguaceiro apareceu e todos os pilotos voltaram aos boxes para colocar pneus intermediários.

A pista ficou extremamente escorregadia e Pérez e, principalmente, Zhou perderam o controle do carro. 

Todos pararam nos boxes para se preparar para a chuva. Verstappen ditou o ritmo, as voltas se passaram e as posições congelaram. George Russell, no entanto, caiu na ordem, por culpa de um erro do piloto, e Sergio Pérez foi rebaixado para o 4ᵉ lugar após uma penalidade por excesso de velocidade nos boxes.