Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Verstappen passeia e vence GP da Espanha de Fórmula 1; Mercedes completam pódio

César Suárez
Verstappen venceu o GP da Espanha com facilidade
Verstappen venceu o GP da Espanha com facilidadeAFP
Max Verstappen venceu fácil o Grande Prêmio de Espanha de Fórmula 1, neste domingo (4), em Barcelona. O bicampeão mundial e deu mais uma demonstração de força e liderou de ponta a ponta. As Mercedes de Lewis Hamilton (2º) e George Russell (3º) completaram o pódio.

Um dos pilotos da casa, Carlos Sainz (Ferrari) se contentou com o 5º lugar, enquanto Fernando Alonso (Aston Martin) terminou em . Mesmo empurrados pelos 125 mil torcedores, os espanhóis não alcançaram o pódio. Já o  britânico Lando Norris (McLaren) largou em 3º e ficou apenas em 17º.

Sainz, que esteve perto de ultrapassar Verstappen no início, acabou superado pelas Mercedes e teve de se contentar, durante parte da corrida, em lutar com Sergio Pérez pelo 4º lugar. O piloto da Red Bull foi muito mais rápido e venceu a batalha. Sainz terminou em 5º, bem atrás do mexicano.

A classificação final do GP da Espanha
A classificação final do GP da EspanhaFórmula 1

Fernando Alonso, por sua vez, não encontrou o melhor ritmo com os dois conjuntos de pneus macios. A falta de velocidade nas retas era evidente. O espanhol extraiu o máximo possível dos pneus, mas só atingiu o ritmo esperado a 20 voltas do fim, quando colocou os duros.

Alonso conseguiu se livrar de Guanyu Zhou, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon. O francês voltou a correr perigo ao tentar impedir a ultrapassagem do espanhol, seu ex-colega de equipe na Alpine. O piloto da Aston Martin chegou até Stroll (6º), mas avisou pelo rádio que não tentaria ultrapassá-lo.

Sainz pressionou Verstappen na largada
Sainz pressionou Verstappen na largadaAFP

Domínio de Verstappen

À frente, não havia mais história além do domínio tranquilo de Verstappen. O líder do Mundial de Pilotos nem precisou se proteger dos rivais, que estavam sempre muito atrás. O piloto da Red Bull estava tão entediado que ultrapassou três vezes os limites da pista, em busca de emoção. Os episódios renderam a ele uma advertência dos comissários e uma reprovação da equipe.

Hamilton foi tocado no início por Norris, mas não hesitou, e já era 3º na volta 8. Os pneus macios funcionavam muito bem, e permitiram que o inglês se mantivesse na pista para, após a primeira parada, iniciar a busca pelo 2º lugar, que pertencia a Sainz. Depois, começou a administrar a vantagem, sabendo que Verstappen estava fora de alcance.

Os 10 pilotos que pontuaram em Barcelona
Os 10 pilotos que pontuaram em BarcelonaFórmula 1

Seu companheiro de Mercedes, Russell, lutou um pouco mais para chegar ao pódio. Mas o ritmo e a gestão dos pneus o ajudaram a segurar Checo Pérez nas últimas voltas. A dupla foi bem e fez a Mercedes renascer em Barcelona.

Hamilton e Russell, da Mercedes, completaram o pódio
Hamilton e Russell, da Mercedes, completaram o pódioAFP

Decepções

A maior frustração de todas foi Lando Norris. Ele começou em 3º, a melhor posição no ano, mas colidiu com Hamilton e teve de entrar nos boxes na segunda volta para mudar a asa danificada. A partir daí, sofreu com sua McLaren e acabou em 17º.

Charles Leclerc também não conseguiu se recuperar de uma largada difícil. O monegasco partiu dos boxes e trocou toda a traseira, mas só conseguiu terminar em 11º, sem pontuar.

Norris decepcionou no GP da Espanha
Norris decepcionou no GP da EspanhaAFP