Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Verstappen supera Piastri e conquista a pole da corrida de sprint do GP da Bélgica

Max Verstappen conquistou a pole position na corrida de sprint
Max Verstappen conquistou a pole position na corrida de sprintAFP
Max Verstappen conquistou a pole position para a Red Bull na corrida de sprint no Grande Prêmio da Bélgica, neste sábado, por uma margem mínima em relação a Oscar Piastri, da McLaren.

O atual bicampeão mundial e líder da corrida pelo título deste ano terminou com apenas 0,011 segundo de vantagem sobre o novato australiano após as corridas finais em outro dia de ação afetado pela chuva nas florestas de Ardennes.

Carlos Sainz, da Ferrari, foi o terceiro, à frente de seu companheiro de equipe Charles Leclerc. Na sequência, vieram Lando Norris, da McLaren e Pierre Gasly, da Alpine. O sete vezes campeão Lewis Hamilton mostrou bom ritmo inicial e ficou em sétimo.

Sergio Perez, da Red Bull, foi o oitavo, à frente de Esteban Ocon, da Alpine, e de George Russell que, inadvertidamente, atrapalhou a última volta de Hamilton, seu companheiro de equipe de Mercedes.

Foi uma manhã ruim para a Aston Martin, já que Fernando Alonso comemorou seu 42º aniversário saindo da segunda sessão de classificação sem registrar uma boa volta, porque seu companheiro de equipe, Lance Stroll, bateu e deu bandeira vermelha na sessão.

"Foi muito difícil lá fora", disse Verstappen. "Semelhante a ontem. Mais tarde, entramos nos pneus slick, mantivemos a calma e não corremos riscos. Estava muito escorregadio."

Piastri admitiu: "Obviamente, é muito decepcionante perder a pole por apenas 11 milésimos de segundo, mas estou orgulhoso de estar na primeira fila. Vou dizer que foi de propósito por causa da corrida que fazemos na curva 5."

Max Verstappen, da Red Bull, compete durante o sprint shootout
Max Verstappen, da Red Bull, compete durante o sprint shootoutAFP

Verstappen também foi o melhor na classificação de sexta-feira para o evento principal de domingo, mas uma penalidade no grid por uma troca de caixa de câmbio o rebaixou para sexto.

Verstappen lidera o campeonato de pilotos com 110 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Pérez.

A sessão foi atrasada em 35 minutos devido à chuva forte, uma medida que se seguiu à preocupação generalizada com os riscos envolvidos na corrida em condições úmidas após a morte, no início de julho, do adolescente holandês Dilano van 't Hoff e, em 2019, do piloto francês de F2 Anthoine Hubert.

Hamilton, que expressou confiança nas decisões da FIA sobre a segurança da corrida e da pista, foi o primeiro piloto a sair para a parte inicial do "sprint shootout", com seu carro lançando uma grande quantidade de spray em seu rastro.

O sete vezes campeão registrou o tempo de 2:02.297 no início da SQ1. Enquanto as condições melhoravam lentamente, os tempos de volta caíam e, talvez compreensivelmente, em seu 42º aniversário, Alonso foi o último a entrar na briga.

Bandeira vermelha

Todos correram com pneus intermediários durante os frenéticos 12 minutos que terminaram com Verstappen na liderança, à frente de Hamilton e Alonso, enquanto Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Zhou Guanyu e Nico Hulkenberg foram eliminados,

Para a Haas, foi uma dupla decepção, agravada pela saída auto-infligida de Hulkenberg, retido em um pit-stop quando o macaco dianteiro quebrou. "Foi uma execução muito interessante", disse o alemão com humor seco.

O segundo segmento começou com Daniel Ricciardo em primeiro lugar em seu Alpha Tauri e Norris na liderança, com as condições encorajando Stroll a mudar para pneus médios slick.

Foi uma mudança que custou caro, como ele admitiu. "É muito cedo", disse ele antes de se chocar fortemente contra as barreiras, destruindo a frente de seu Aston Martin.

Os fiscais de prova removem o carro de Lance Stroll, da Aston Martin, depois que ele bateu durante a disputa de sprint
Os fiscais de prova removem o carro de Lance Stroll, da Aston Martin, depois que ele bateu durante a disputa de sprintAFP

A sessão foi sinalizada com bandeira vermelha e não foi retomada, deixando Ricciardo, a dupla da Williams Alex Albon e Logan Sargeant, Stroll e o companheiro de equipe Alonso, que enfrentava a eliminação, sem chances de reagir. Verstappen foi o mais rápido novamente, à frente de Hamilton.

A última sessão de seis minutos começou com todos os dez pilotos com pneus macios em um circuito seco.

Gasly e as Ferraris, lideradas por Sainz, marcaram o ritmo, mas foi Verstappen, com 1:49.056, que conquistou a pole position, superando a volta final de Piastri por 0,011.