O treino final para o Grande Prêmio do Canadá começou com a pista muito molhada depois da chuva que caiu em Montreal. Mas Fernando Alonso mergulhou nos pneus intermediários quando a maioria dos pilotos estava usando os pneus de chuva extrema.
Por alguns minutos, foi ele quem estabeleceu os tempos mais rápidos, mas o piloto da Aston Martin não cedeu e abriu caminho para o resto do grid. Foram as Ferraris que o seguiram e ficaram abaixo de 1:30, mas não demorou muito para o piloto espanhol liderar com 1:27.
Com chuva ou no seco, Max é Max
Esperava-se que a chuva voltasse, mas ela não veio e a pista do Gilles Villeneuve começou a melhorar. Era o momento de Verstappen exibir sua Red Bull e acabar com as ilusões dos demais.
Sainz o imitou, mas quando acabava de terminar a volta em que estava atrás do holandês, perdeu a traseira do carro e foi para as barreiras, batendo de lado e danificando a frente e a traseira do carro.
Bandeira vermelha e Sainz fora da corrida
Ainda faltava meia hora para o final e, quando a sessão foi retomada após a retirada do carro vermelho, Verstappen continuou a correr com o carro roxo em todos os três setores. Alonso estava reclamando pelo rádio sobre a falta de temperatura em seus pneus, mas estava satisfeito com a configuração e conseguiu subir para terceiro, embora 1,3 segundo atrás do holandês. O segundo lugar ficou com Leclerc, que completou um bom dia, fantástico para sua moral.
Atrás, reclamando da falta de aderência, estavam Hamilton, que finalmente entrou no top 10 antes dos últimos dez minutos da corrida, além de Russell e Checo Pérez. O mexicano, 17º, está anos-luz atrás de seu companheiro de equipe e, nem no seco, nem no molhado, é capaz de segui-lo.