Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Verstappen vence GP da Grã-Bretanha de F1 à frente de Norris e Hamilton

Verstappen venceu sua oitava corrida na temporada 2023
Verstappen venceu sua oitava corrida na temporada 2023AFP
Max Verstappen conquistou sua oitava vitória da temporada, neste domingo (9), no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, em Silverstone. O piloto da Red Bull ficou à frente dos ídolos locais Lando Norris (McLaren), segundo colocado, e Lewis Hamilton (Mercedes), terceiro.

Verstappen segue no caminho para o terceiro título mundial consecutivo. Seu principal concorrente e companheiro de equipe da Red Bull, o mexicano Sergio Pérez, terminou apenas em sexto na corrida, fazendo uma boa recuperação depois de largar de 15º no grid. No campeonato de pilotos, a vantagem de Verstappen sobre Pérez aumentou para 99 pontos.

Verstappen, atual bicampeão mundial, voltou a voar na pista e confirmou sua grande superioridade, apesar de uma largada ruim.

"Tivemos uma largada muito ruim. É preciso ver o que aconteceu, mas depois disso as duas McLaren foram super rápidas. Tivemos que estar focados para ultrapassá-los. Depois disso, tudo correu bem e consegui abrir minha vantagem", explicou Verstappen logo após o final da corrida.

Lando Norris pulou na frente na largada do GP da Grã-Bretanha
Lando Norris pulou na frente na largada do GP da Grã-BretanhaAFP

Norris havia largado em segundo e ultrapassou Verstappen na largada, provocando euforia entre os torcedores britânicos. Mas a emoção durou apenas alguns minutos: o holandês assumiu a liderança na quinta volta e depois administrou com calma, embora não tenha conseguido abrir uma diferença ampla como de costume.

Os 10 primeiros colocados do GP da Grã-Bretanha de F1
Os 10 primeiros colocados do GP da Grã-Bretanha de F1Divulgação/F1

O safety car interveio devido por uma quebra na Haas do dinamarquês Kevin Magnussen na 33ª volta, reagrupando o pelotão. Mas Verstappen não teve problemas quando a corrida recomeçou nas últimas quinze voltas.

Norris vive dia mágico

Norris foi o herói do dia para o público local e roubou os holofotes de Hamilton. Na luta pelo segundo lugar, o piloto da McLaren resistiu de forma épica aos ataques do heptacampeão no final da corrida, apesar de usar pneus duros em oposição aos macios do carro 44. Para Norris é o sétimo pódio da carreira e o primeiro desde maio de 2022.

"É o pódio mais bonito da minha carreira, principalmente em casa. É um momento realmente muito especial. Meu coração batia mais forte do que nunca quando eu estava na liderança. O carro estava muito rápido e a equipe fez um ótimo trabalho", comemorou Norris.

Lando Norris ao lado de Lewis Hamilton no pódio em Silverstone
Lando Norris ao lado de Lewis Hamilton no pódio em SilverstoneAFP

A McLaren do australiano Oscar Piastri terminou em quarto lugar e a Mercedes do britânico George Russell foi a quinta. Por outro lado, a Ferrari teve uma corrida decepcionante. O monegasco Charles Leclerc e o espanhol Carlos Sainz Jr largaram em quarto e quinto, respectivamente, e terminaram o GP cinco posições abaixo, nono e décimo, atrás da Williams do tailandês Alex Albon (oitavo) e do Aston Martin do espanhol Fernando Alonso (sétimo).

A Ferrari teve um péssimo domingo em Silverstone
A Ferrari teve um péssimo domingo em SilverstoneAFP

O dia foi desastroso para a equipe Alpine, já que nenhum dos dois carros conseguiu terminar a prova. O francês Esteban Ocon abandonou na décima volta devido a um vazamento hidráulico e seu compatriota Pierre Gasly abandonou na reta final da corrida, após quebrar a suspensão em uma colisão com a Aston Martin do canadense Lance Stroll.