Marco Bezzecchi vence GP da França de MotoGP; Márquez sofre queda no fim
Vários favoritos da corrida, como o campeão mundial Francesco Bagnaia, que largou na pole, e o hexacampeão Marc Márquez caíram em uma corrida caótica. Oa abandonos permitiram que o francês Johann Zarco completasse o pódio em sua casa.
Bezzecchi, em uma Ducati, teve de superar uma punição inicial depois que colocou Marc Márquez para fora da pista em uma ultrapassagem. Mas rapidamente se restabeleceu e mostrou controle total quando chegou à frente e conquistou sua segunda vitória na MotoGP, após a vitória na Argentina no mês passado.
"(Foi) um dia inacreditável para mim", disse ele ao Motorsport.com. “Sinceramente, esta manhã não esperava ter este tipo de corrida. Mas ontem me senti bem na moto e sabia que com uma boa largada poderia fazer algo mais... obviamente não esperava uma vitória, mas de qualquer forma uma boa corrida."
Márquez, voltando de uma lesão sofrida em uma queda na abertura da temporada em Portugal, estava em um forte segundo lugar até que escorregou para fora da pista na penúltima volta.
Muitos acidentes
A confusão começou na quinta volta, quando Bagnaia encostou em Viñales, que o ultrapassava em uma curva, resultando em ambos os pilotos caindo de costas na caixa de brita. Um furioso Viñales foi para cima de Bagnaia, gesticulou com o italiano e lhe deu um tapinha no capacete antes que os dois homens fossem separados por um fiscal de pista.
Momentos depois, houve outra colisão ítalo-espanhola quando Luca Marini acabou tocando em Álex Marquez. Os dois pilotos pararam na pista e escaparam por pouco de serem atingidos pelos pilotos que vinham atrás.
Bagnaia lidera o campeonato com 94 pontos, um a mais que Bezzecchi, com o sul-africano Brad Binder em terceiro, com 81, um à frente de Martin. “Ainda não estou pensando no campeonato”, disse Bezzecchi, que agora pode fazer uma pausa antes de ir para sua corrida da casa na MotoGP, na Itália, em 11 de junho.