Estádio na Colômbia é o primeiro da América Latina a homenagear Pelé após morte
"Da planície colombiana anunciamos ao mundo que nosso belo estádio (...) se chamará BELLO HORIZONTE 'REY PELÉ'", twittou na noite de quarta-feira Juan Guillermo Zuluaga, governador do departamento de Meta, cuja capital é Villavicencio.
"As futuras gerações devem saber quem foi esse ícone do futebol mundial. Aceitamos a sugestão" da FIFA, acrescentou o presidente local.
Com capacidade para cerca de 15 mil espectadores, o palco público inaugurado em 1958 com o nome de Bello Horizonte é a casa dos Llaneros, modesto time que joga na segunda divisão do futebol colombiano.
Pelé faleceu em 29 de dezembro aos 82 anos em decorrência de um câncer de cólon. Em meio ao luto declarado no Brasil, ele foi enterrado na terça-feira após um velório de 24 horas no estádio Vila Belmiro do Santos FC, clube onde forjou sua lenda.
Pedido do presidente da FIFA
Durante o funeral, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, pediu a suas 211 federações afiliadas que nomeassem pelo menos um estádio com o nome do único jogador de futebol que venceu três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).
"Vamos dar o exemplo renomeando o estádio localizado em nossa sede (na Suíça) como 'Estádio Pelé-FIFA Zurique'", disse Infantino em mensagem no Instagram.
A Colômbia é o primeiro país da América Latina a aderir à iniciativa da FIFA. Na cidade brasileira de Maceió (nordeste) existe o estádio Rei Pelé, mais conhecido como Trapichão, desde 1979.