Ex-atacante da Holanda é condenado a 6 anos de prisão por tráfico de drogas
Atualmente atleta do Spartak Moscou, Promes não estava presente no tribunal e o governo holandês ainda não conseguiu extraditá-lo da Rússia.
"O suspeito aparece regularmente nas notícias, é ativo nas mídias sociais e tem fãs em todo o mundo. Isso torna ainda pior o fato de ele ter tentado aumentar sua riqueza (...) participando de um grande tráfico internacional de drogas", disse M. Vaandrager, o juiz que proferiu a sentença.
Segundo a Justiça, Quincy Promes traficou em 2020 um total de 1,3 tonelada de cocaína do Brasil para a Holanda, através do porto belga de Antuérpia.
A condenação foi baseada em conversas grampeadas e mensagens criptografadas que Promes havia enviado sob o pseudônimo "Fantasma".
O atacante se declarou inocente via seus advogados.
Em um caso separado, Promes já havia sido condenado a 18 meses de prisão e obrigado a pagar uma indenização por ter esfaqueado seu primo por causa de um colar roubado.
Quincy Promes fez 50 partidas pela seleção holandesa, marcando sete gols, e fez parte da equipe que perdeu para a República Tcheca nas oitavas de final da Euro 2020.
Em 2019, Promes se juntou ao Ajax, após uma transferência de 15 milhões de euros do Sevilla.
Em 2021, ele trocou a capital holandesa por Moscou e tem jogado pelo Spartak desde então.