Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Exclusivo: "Brasil está dividido, mas peço que se juntem por nós", diz Raphinha

Em entrevista exclusiva ao Flashscore, Raphinha pede união dos brasileiros na Copa
Em entrevista exclusiva ao Flashscore, Raphinha pede união dos brasileiros na CopaInstagram
Aos 25 anos, Raphinha vai estrear na Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Do Avaí ao Barcelona, passando por Portugal, França e Inglaterra, o atacante vem construindo uma carreira de sucesso.

Em entrevista exclusiva ao Flashscore, Raphinha recorda o momento em que ouviu o próprio nome entre os convocados de Tite, fala sobre o sonho de conquistar o Mundial e dá sua opinião sobre o favoritismo do Brasil.

Como recebeu a notícia de que estava entre os 26 convocados da Seleção, para a primeira Copa do Mundo de sua carreira?

Fiquei quase dois meses à espera do anúncio oficial, muito ansioso durante esse tempo. Estava em casa, sabia o horário da convocação e esperei, nervoso, mas com muita confiança de que poderia fazer parte do elenco. Fiquei obviamente muito feliz com a notícia. Representar meu país em uma Copa do Mundo é uma honra imensa.

Vai ser a primeira Copa de muitas?

A primeira de muitas, se Deus quiser. Vou me preparar da melhor maneira possível e continuar trabalhando ao máximo para fazer parte de mais convocações do Brasil.

Este é um Mundial atípico, pelo país e pelo período do ano. Para os jogadores, habituados à rotina de uma temporada normal, é complicado?

O que eu posso dizer é que é diferente. As outras Copas eu só assisti pela televisão, mas surgir uma competição dessas, neste período, é diferente de todas as outras. A final vai ser perto do Natal. Vai ser diferente de qualquer outro Mundial, num país diferente de qualquer outro. Mas uma Copa é uma Copa, temos de estar preparados para qualquer circunstância.

Maior sonho de Raphinha é conquistar a Copa do Mundo
Maior sonho de Raphinha é conquistar a Copa do MundoInstagram

O Brasil está no Grupo G, com Sérvia, Suíça e Camarões. É um grupo que dá garantias para avançar?

Nenhum grupo te dá garantias de nada. Todas as seleções que chegaram a este Mundial tiveram seu percurso, suas dificuldades, e todas estarão muito bem preparadas para a disputa. Acredito que, para chegar a uma Copa, nada é fácil pelo caminho, então agora todas querem chegar o mais longe possível. Não acredito que existam jogos fáceis numa competição dessas. A equipe que vai conseguir seus objetivos é aquela que estiver mais bem preparada.

"O Brasil é sempre favorito"

É um grupo com duas seleções europeias e uma africana. O Brasil é favorito para ser o líder?

Como bom brasileiro, vou responder que sim. O Brasil é sempre favorito. Mas temos de saber as dificuldades que vamos ter pela frente e, obviamente, temos de respeitar todas as seleções. Temos de chegar ao Mundial e impor nossa maneira de jogar e nossa vontade de conquistar o objetivo final.

O objetivo final é vencer a Copa. O Brasil é o grande favorito?

O Brasil acaba sendo um dos favoritos em todas as Copas, pelo que já conquistou na sua história. Agora temos um elenco incrível, com jogadores de muita qualidade, e todos com vontade de vencer. Vejo a nossa seleção como um grupo incrível, não só pela qualidade mas também pela capacidade de trabalho. Toda a gente se dá bem com os outros. Vejo um grupo muito forte para chegar à final e conquistar o título.

Raphinha rasgou elogios ao grupo formado pela Seleção
Raphinha rasgou elogios ao grupo formado pela SeleçãoInstagram

Já sonhou em levantar a taça de campeão do mundo, depois de vencer a final com um gol do Raphinha?

Todos os dias e todas as noites sonho com esse momento.

Seria o momento mais feliz da sua carreira?

Não vou garantir que seria o mais feliz, mas posso colocar no top 3. Mas naquele momento, sim, seria o mais feliz da minha carreira.

Você chega ao Mundial motivado, deixando o Barcelona na liderança do Campeonato Espanhol. Isso dá ânimo para ir ao Catar?

Sem dúvida. Conseguimos manter uma boa sequência de jogos no Barcelona e a liderança antes desta pausa. Isso é muito importante para manter a confiança coletiva e a individual. Agora cada um vai para sua seleção e acredito que todos poderemos fazer um grande Mundial.

Raphinha faz sua temporada de estreia pelo Barcelona
Raphinha faz sua temporada de estreia pelo BarcelonaAFP

"Portugal seria o lugar onde eu moraria depois de parar de jogar"

E uma final de Copa contra Portugal? É possível. Ficaria feliz?

Sem dúvida. Vivi muita coisa em Portugal. Vivi momentos incríveis e outros não tão bons, mas considero Portugal como a minha casa. Sempre digo isso a todo mundo: tirando o Brasil, Portugal seria o lugar onde eu moraria depois de parar de jogar. Eu me identifico muito com o país, as pessoas me acolheram muito bem. Então, obviamente, uma final contra Portugal seria emocionante e muito marcante para mim.

"Bruno Fernandes é o irmão mais velho que não tenho"

Tem falado sobre o Mundial com alguns amigos de Portugal? Na época do Sporting você era muito amigo do Bruno Fernandes, que agora está no Manchester United...

Converso muito com o Bruno. De todos os jogadores, é com quem tenho mais contato. Sobre o Mundial ainda não falamos, mas tenho certeza de que iremos nos encontrar, no Catar ou pelo telefone. Será sempre uma conversa descontraída, estamos sempre brincando. O Bruno é o irmão mais velho que eu não tenho. Ele me ajudou muito em Portugal, e continua me ajudando.

Raphinha construiu grande amizade com Bruno Fernandes no Sporting
Raphinha construiu grande amizade com Bruno Fernandes no SportingInstagram

Continua tendo contato com as pessoas em Portugal?

Tenho, sim. Não com muita gente, mas mantenho contato com quem me aproximei mais nos três anos e meio em que estive lá. Daquelas pessoas mais próximas, que me acolheram, me abraçaram, tanto em Guimarães como em Lisboa. Não é um contato diário, porque tenho a minha vida aqui, elas têm as delas, e nem sempre existe o horário ideal para falar. Mas mantenho o contato com quem tenho um carinho imenso.

"Vejo um Brasil dividido pelas eleições, mas peço que se juntem por nós"

Que mensagem gostaria de deixar para o povo brasileiro, que vai torcer pela Seleção na Copa?

Vejo um país dividido depois das eleições que aconteceram. Mas peço a eles que se juntem mais uma vez, como um país unido, para mandar uma força positiva para nós no Mundial. Contamos com o apoio de todos para que, juntos, possamos chegar muito longe nesta Copa do Mundo.

E para os torcedores portugueses?

Só tenho a agradecer pelo carinho que sempre tiveram comigo e continuam tendo. Recebo várias mensagens de carinho de Portugal. Quero deixar um forte abraço a todos e desejar toda a sorte à seleção portuguesa, que corra tudo bem, e agradecer por todo o carinho dos portugueses comigo.

O desempenho de Raphinha nas últimas temporadas
O desempenho de Raphinha nas últimas temporadasFlashscore