Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

F1 terá seis corridas sprint por temporada a partir de 2023

F1 terá seis corridas sprint por temporada a partir de 2023
F1 terá seis corridas sprint por temporada a partir de 2023Profimedia
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou nesta terça-feira (27) a realização de mais três corridas sprint na Fórmula 1 a partir de 2023.

As sessões de sprint se tornaram populares entre os fãs desde sua introdução no ano passado, com a qualificação acontecendo às sextas-feiras e a corrida curta de sábado decidindo o grid para a corrida principal de domingo, bem como a atribuição de pontos adicionais.

A temporada 2022 teve corridas sprint no GP da Emilia-Romagna e no GP da Áustria, e Interlagos terá a última.

A partir de 2023, o número de sprints dobra para seis

"O sprint proporciona ação durante três dias com os pilotos lutando por algo desde o início na sexta-feira até o evento principal no domingo, acrescentando mais drama e emoção ao final de semana", disse o presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali.

A FIA ainda não anunciou quais grande prêmios sediarão os sprints extras.

"O feedback dos torcedores, equipes, promotores e parceiros tem sido muito positivo e o formato está acrescentando uma nova dimensão à Fórmula 1, e todos nós queremos garantir seu sucesso no futuro," acrescentou Domenicali.

As equipes de Fórmula 1 haviam concordado em dobrar o número de corridas sprint em 2023 em uma reunião em abril, antes de enviarem a proposta para aprovação da FIA.

Confira a classificação da F1 2022

As escuderias quiseram manter apenas três nesta temporada por razões de custo e a FIA havia sentado em cima da proposta de seis sprints, pois o órgão dirigente queria uma contribuição financeira da Fórmula 1.

Entretanto, a FIA disse que não houve mudanças nos acordos comerciais entre ela e a Formula One Management (FOM) com relação às sessões de sprint.

"Concluímos uma análise completa sobre o impacto de sessões adicionais de sprint e ajustamos parâmetros relevantes de nosso trabalho para garantir que eles continuem a ser regulados ao mais alto nível", disse o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.

Azerbaijão já disse que quer que seu Grande Prêmio em Baku seja um dos seis finais de semana de sprint propostos para a próxima temporada.