Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

F1 vai testar nova regra no quali de Ímola; pilotos criticam mudança

Verstappen venceu o 1º GP de 2023
Verstappen venceu o 1º GP de 2023AFP
A Fórmula 1 experimentará uma nova regra de pneus na classificação de dois grandes prêmios nesta temporada, começando por Ímola, em maio. O campeão mundial Max Verstappen e outros pilotos não aprovaram as mudanças.

O plano da FIA é diminuir o uso de pneus na categoria, restringindo a escolha para a sessão do quali de sábado. Os carros serão obrigados a usar pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3 – a não ser que chova em alguma das sessões, o que liberaria as equipes de qualquer restrição.

Atualmente, os pilotos têm livre escolha de pneus durante toda a qualificação.

A mudança reduziria de 11 para 13 o conjunto de pneus de cada piloto para o fim de semana, economizando o material fabricado pela Pirelli.

Assim, as escuderias teriam disponíveis seis conjuntos para a classificação e apenas cinco para os treinos livres e a corrida.

"Espero que não faça frio em Imola, caso contrário, será bastante complicado", disse Verstappen, da Red Bull, antes de vencer o Grande Prêmio do Bahrein no domingo (5).

"É o mesmo para todos, mas acho que não precisamos fazer este tipo de coisa na classificação. Eu realmente não vejo o benefício disso”, completou o holandês.

"É melhor nos certificarmos de que todos os carros estejam próximos uns dos outros e mais competitivos em vez de apimentar as coisas dessa maneira, o que eu acho que provavelmente é só para o show", acrescentou o campeão mundial.

Sérgio Perez concordou com seu colega de equipe.

"Nós não precisamos mudar nada", disse o mexicano. "Veremos quando testarmos, mas não creio que haja necessidade de mudar algo que esteja funcionando bem", completou.

Charles Leclerc, da Ferrari, também compartilhou da mesma opinião dos rivais da Red Bull.

O GP de Ímola será disputado no dia 21 de maio.