Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fãs de tênis se reúnem para homenagear Roger Federer no adeus às quadras

Roger Federer despede-se do mundo do tênis com todas as honras merecidas
Roger Federer despede-se do mundo do tênis com todas as honras merecidas AFP
Fãs vieram de todos os lugares para homenagear Roger Federer, que fecha a cortina de sua brilhante carreira na O2 Arena, em Londres, nesta sexta-feira (23).

O jogador de 41 anos foi escalado para jogar ao lado do grande rival Rafael Nadal nas duplas noturnas, justamente no dia de abertura da Laver Cup. Esta será sua última partida profissional.

Federer, dono de 20 Grand Slams da carreira e considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, anunciou na semana passada que uma lesão persistente no joelho significava sua aposentadoria das quadras após 24 anos.

Os ingressos para sua partida ao lado de Nadal contra a dupla americana Frances Tiafoe e Jack Sock foram vendidos a peso de ouro. Mas alguns fãs tiveram sorte.

Muitos que entraram no local ao lado do Tâmisa, onde Federer, oito vezes campeão de Wimbledon, conquistou o título do ATP Finals em 2010 e 2011, estavam vestidos de vermelho e branco, as cores da bandeira suíça, e tinham lenços prontos para o que prometia ser uma noite emocionante.

"Ele é um dos melhores embaixadores da Suíça, então estou super feliz por estar aqui", disse Sonya Carvallares, de 31 anos, de Zurique, à Reuters.

"Ele é mais do que apenas um jogador de tênis, ele é um ícone", acrescentou.

Federer não joga uma partida competitiva desde a disputa de Wimbledon no ano passado e Carvallares disse que a notícia de que o veterano tenista estava encerrando sua carreira de ouro foi triste, mas esperada.

"Vimos bem, ele não é eterno. A nível pessoal, estou muito feliz por termos conseguido os bilhetes para hoje, especialmente agora. Mas, de certa forma, são sentimentos mistos", relatou a torcedora.

"Em termos de número, ele não é o maior, mas em nossos corações ele é o maior. Acho que vai ser emocionante, posso ter algumas lágrimas nos olhos", concluiu. 

Apelo global

Enquanto muitos fãs vieram da Europa, o apelo único da despedida de Federer abrange o mundo todo.

Miraaj el-Haque, vestido com um moletom estampado com a caricatura de Federer e o slogan "O maior de todos os tempos" viajou de Bangladesh.

"Todo o primeiro capítulo da minha vida, de quando eu tinha cinco anos até agora, tenho 23... não conheci nada além dele no mundo dos esportes", declarou o fã do lado de fora da O2 Arena.

Questionado sobre o que torna Federer tão especial, ele disse: "Acho por ele ser de fácil convívio, por ser um modelo e pelo que ele faz um fã se sentir quando joga".

"Acho que a conexão dele com os torcedores é algo que nenhum outro jogador terá por um tempo. A maneira como ele faz você se sentir, a maneira como ele joga o jogo, a maneira como ele se comporta fora da quadra, acho que todos esses fatores fazem dele o maior atleta de qualquer esporte", exaltou el-Haque.

Sadra Mahoob viajou de Teerã para assistir Federer pela última vez.

"Roger é uma superestrela no Irã, todo mundo sabe sobre ele e tinha o sonho de assisti-lo em uma partida ao vivo", disse ele.

A estudante suíça Aurille von Ruht disse que a partida final, com Nadal, foi a maneira perfeita de Federer sair.

"Rafa e Roger são dois belos jogadores e duas belas pessoas, então estou feliz por Roger terminar sua carreira assim", celebrou von Ruht.