Federação Camaronesa é pega de surpresa com nomeação do novo técnico da própria seleção

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Federação Camaronesa é pega de surpresa com nomeação do novo técnico da própria seleção

Brys deve assumir a equipe camaronesa
Brys deve assumir a equipe camaronesaAFP
A federação de futebol de Camarões não sabia que o belga Marc Brys seria o novo técnico da seleção do país e se disse surpresa com o anúncio feito pelo Ministério do Esporte na terça-feira (2).

O Ministro dos Esportes do país, Narcisse Mouelle Kombi, afirmou em anúncio na televisão que Brys, de 61 anos, assumirá o cargo de técnico dos Leões Indomáveis após a demissão de Rigobert Song, em fevereiro.

Mas a federação camaronesa (FECAFOOT) disse nesta quarta-feira que foi pega de surpresa com a notícia, criando a possibilidade de um conflito político que pode levar ao banimento da seleção, haja vista que a FIFA tem suspendido países por conta da intervenção de governos em suas federações.

"A Federação Camaronesa de Futebol tomou conhecimento ao mesmo tempo que todos os camaroneses da nomeação para cargos de responsabilidade na equipe nacional de futebol masculino sênior. A FECAFOOT expressa sua grande surpresa com esse ato", afirmou a nota.

A FECAFOOT chamou a decisão de "unilateral" e disse que "pretende buscar uma explicação para essa situação lamentável".

Normalmente, a federação de futebol nomeia e paga seus técnicos, mas em alguns países africanos, isso é feito pelo governo, especialmente quando as federações não tem dinheiro.

A FECAFOOT é dirigida pelo ex-craque Samuel Eto'o, que fez história como atacante no Barcelona. Eto'o tentou afirmar certa independência, mas também teve de agir com cautela em um país onde os assuntos relacionados ao time de futebol são de alta prioridade para o governo.

O presidente de de Camarões, Paul Biya, sempre se intrometeu nos assuntos da equipe, exigindo que Roger Milla, de 38 anos, fosse incluído no elenco da Copa do Mundo de 1990, por exemplo.

Marc Brys foi técnico de clubes na Bélgica, Holanda e Arábia Saudita, mas este será seu primeiro cargo em uma seleção.