Fernando Santos deixa o comando de Portugal após eliminação na Copa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fernando Santos deixa o comando de Portugal após eliminação na Copa

Fernando Santos deixa o comando de Portugal após eliminação na Copa
Fernando Santos deixa o comando de Portugal após eliminação na CopaAFP
Fernando Santos não resistiu à eliminação de Portugal nas quartas de final da Copa do Mundo e deixou o comando da equipe. O treinador de 68 anos se despede com as duas únicas conquistas da seleção portuguesa na história: Eurocopa de 2016 e Liga das Nações de 2019.

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou a rescisão do contrato do treinador nesta quinta-feira (15). O vínculo entre as partes iria até 2024.

Em um vídeo de despedida, Fernando Santos agradeceu aos jogadores e profissionais com quem trabalhou e destacou a alegria de ter comandado a seleção portuguesa.

"Saio com enorme sentimento de gratidão, pelo privilégio de ter sido treinador e pela honra de representar o país. Foi um sonho que realizei, um objetivo de vida que cumpri", declarou. O técnico também aproveitou para mandar um recado aos torcedores.

"A partir de agora vou ser mais um entre tantos milhões que vibram e apoiam a Seleção. Estarei de corpo e alma, como sempre, não no campo, mas na arquibancada e onde quer que seja, cantando nosso hino e desejando que a equipe de todos nós nos dê muitas alegrias."

Contratado em 2014 para o lugar de Paulo Bento, Fernando Santos levou Portugal ao título europeu de 2016, contra a França, que sediava o torneio. Três anos depois, o gol de Gonçalo Guedes contra a Holanda tornou Portugal o primeiro campeão da recém-criada Liga das Nações.

Santos também comandou a seleção portuguesa na Copa das Confederações de 2017 (quarto lugar), na Copa do Mundo de 2018 (eliminado nas oitavas pelo Uruguai) e na Euro 2020 (eliminado pela Bélgica nas oitavas), antes de cair para o Marrocos nas quartas de final no Catar.

Números do técnico

Em 109 jogos à frente de Portugal, o técnico teve 67 vitórias, 23 empates e 19 derrotas.

Durante o período no cargo, Fernando Santos promoveu a estreia de 59 jogadores na seleção. A lista conta com jogadores como João Cancelo, Rúben Dias, Danilo Pereira, Rúben Neves, Renato Sanches, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Félix e Diogo Jota. Os mais recentes foram António Silva e Gonçalo Ramos, ambos convocados para o Mundial de 2022.