Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFA cria novo torneio anual de clubes nos moldes do antigo Intercontinental

Presidente da FIFA durante congresso em Ruanda
Presidente da FIFA durante congresso em RuandaFIFA
Além de anunciar o formato do novo Mundial com 32 equipes, que será disputado a partir de 2025, a FIFA revelou nesta terça-feira (14) que manterá um torneio anual co formato reduzido.

A partir de 2024 teremos, portanto, dois Mundiais. Um no formato “Copa do Mundo” disputado de quatro em quatro anos com 32 times, e um menor, disputado anualmente com apenas seis equipes – e que também será disputado no ano do super Mundial.

O torneio menor será um híbrido entre o formato atual e a antiga Copa Intercontinental, que existiu de 1960 até 2004.

No novo "mundialito", o clube europeu entra apenas na final (como acontecia na Intercontinental), enquanto os times das outras cinco confederações jogam um mata-mata classificatório para decidir quem disputa o título com o campeão da Champions League.

Ao contrário da antiga Copa (e a exemplo do Mundial de Clubes deste ano), os sul-americanos vão precisar jogar o playoff para chegar à decisão. 

Segundo a FIFA, não há planos para a participação de um clube representante do país-sede no novo torneio.

Veja aqui como vai ser o novo Mundial de Clubes de 2025

“Como a versão atual do Mundial de Clubes será descontinuada após a edição de 2023 e, dada a necessidade expressa pelas confederações de os campeões de suas principais competições de clubes jogarem uns contra os outros anualmente para estimular a competitividade, o Conselho da FIFA aprovou por unanimidade o conceito estratégico de uma competição anual de clubes a partir de 2024”, declarou a entidade durante seu congresso em Ruanda, nesta terça.

“Esta competição apresentará os campeões das principais competições de clubes de todas as confederações e concluirá com uma final a ser disputada em um local neutro, entre o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA e o vencedor dos playoffs intercontinentais entre as outras confederações”, disse a Federação Internacional de Futebol.

São Paulo, campeão da Copa Toyota em 1993
São Paulo, campeão da Copa Toyota em 1993SPFC

Detalhes sobre o calendário e o formato do mata-mata serão divulgados “no devido tempo”, acrescentou a FIFA. Ou seja, ainda não está claro se os sul-americanos entrarão apenas na semifinal, ou se devem jogar mais partidas.

A Copa Intercontinental, que foi patrocinada pela Toyota por duas décadas, se fundiu ao torneio da FIFA em 2005. Em 2017, a Federação reconheceu os vencedores do antigo torneio como "campeões do mundo".

No ano 2000, o incipiente Mundial da FIFA coexistiu com a Copa Toyota, e tivemos dois campeões mundiais: Corinthians e Boca Juniors. Tal sobreposição ocorrerá novamente, pois em ano de “super” Mundial, o novo torneio intercontinental também será disputado.