FIFA define que Copa do Mundo de 2026 terá 12 grupos de 4 seleções
Com quatro grupos a mais em relação ao último torneio, disputado em 2022 no Catar, passarão para a fase de mata-mata os primeiros e segundos colocados de cada chave e os oito melhores terceiros. Desta forma, teremos 32 times na segunda fase do Mundial nos Estados Unidos, no México e no Canadá, com um jogo eliminatório a mais no caminho do campeão.
A mudança, portanto, implica na realização de oito jogos para os quatro times semifinalistas, ampliando o teto de sete partidas, vigente desde 1974.
A decisão foi tomada pelo Conselho da FIFA, reunido em Kigali, capital de Ruanda. A entidade realizará seu congresso no país africano a partir de quinta-feira (16), quando Gianni Infantino provavelmente será reeleito para o mandato até 2027.
O novo formato da Copa do Mundo representa também uma mudança do que foi previamente anunciado, pela própria FIFA, quando decidiu aumentar o número de participantes para 48. A ideia inicial da entidade era de 16 grupos com três seleções cada.
Os dois primeiros de cada chave passariam para a primeira fase de mata-mata. No entanto, a possibilidade de combinações de resultados fez com que a proposta fosse repensada, além do sucesso da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar.
Mudanças em Datas FIFA
Outra decisão tomada pelo Conselho da FIFA em Ruanda foi a nova configuração das Datas FIFA a partir de 2026. Em 2024 e 2025 serão os mesmos cinco períodos de nove dias atuais. As janelas de jogos internacionais serão em março, junho, setembro, outubro e novembro.
A partir de 2026, haverá uma grande mudança nas datas de setembro e outubro, que serão somadas em uma grande pausa de 16 dias para o futebol de clubes. Em troca de uma janela de dois jogos para as seleções, serão quatro partidas na Data FIFA estendida.