Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFA testará VAR "estilo NFL" no Mundial de Clubes com Fla e Real Madrid

Tony Corrente, árbitro do último Super Bowl, anuncia decisão para o público
Tony Corrente, árbitro do último Super Bowl, anuncia decisão para o públicoProfimedia
A FIFA vai testar no Mundial de Clubes um adendo ao VAR, inspirado na NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos. Os árbitros vão precisar explicar para todo o estádio suas decisões após a revisão dos lances.

Os juízes estarão munidos de um microfone, e os torcedores vão poder ouvir as razões da arbitragem no alto-falante dos estádios do Marrocos, palco do Mundial que começa nesta quarta-feira (1º).

A International Board (IFAB), órgão que regula o futebol mundial em parceria com a FIFA, disse que o teste vai ser feito em torneios internacionais durante todo o ano de 2023. A novidade pode estar presente também na Copa do Mundo Feminina, a depender do sucesso do experimento até lá.

A conversa dos árbitros durante a revisão do VAR, porém, não será divulgada para o público, como acontece, por exemplo, no Campeonato Brasileiro.

Os mestres do VAR

Os juízes da NFL usam um microfone para se comunicar com os torcedores desde 1975, anos antes da adoção do árbitro de vídeo, testado no ano seguinte, mas que só virou parte do jogo em 1986 (com uma interrupção entre 1992 e 1999).

Apesar da preocupação da FIFA também com a dinâmica do jogo, que é prejudicada pelo VAR, a entidade ainda não tem planos para testar outra característica tradicional do futebol americano – as revisões pedidas pelos técnicos.

Árbitro checando lance no tablet durante partida da NFL
Árbitro checando lance no tablet durante partida da NFLNFL.com

Na NFL, os juízes só podem recorrer ao árbitro de vídeo em casos específicos. Na maioria dos casos, o jogo só é interrompido para revisão se alguma equipe se sentir prejudicada.

No futebol americano, cada time tem direito a dois challenges, ou duas oportunidades de desafiar a decisão de campo da arbitragem e chamar o VAR. Caso o desafio seja bem sucedido, a equipe mantém a possibilidade de solicitá-lo.

O vôlei e o tênis já adotaram regra similar, mas no futebol, com o árbitro de vídeo introduzido pela IFAB em 2018, apenas ajustes pontuais e melhorias na tecnologia foram feitos.

Vai começar o Mundial

O Mundial de Clubes 2022 (disputado em 2023) começa na quarta-feira (1º). O Flamengo estreia apenas no dia 7, contra o vencedor do confronto entre os donos da casa, Wydad Casablanca, e o Al-Hilal, que é campeão saudita e asiático.

Assim como o Fla, o Real Madrid também entra no torneio apenas na semifinal, e enfrenta no dia 8 Seattle Sounders, Al Ahly ou Auckland City — estes dois últimos jogam uma primeira fase, e o vencedor pega os americanos nas quartas de final.

Confira a tabela completa do Mundial de Clubes