Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFA The Best: Emiliano Martínez é eleito o melhor goleiro de 2022

Guilherme Bianchini
Dibu Martínez recebe o Troféu Yashin de melhor goleiro do mundo
Dibu Martínez recebe o Troféu Yashin de melhor goleiro do mundoAFP
Emiliano Martínez conquistou o prêmio de melhor goleiro do mundo em 2022. O argentino do Aston Villa recebeu o Troféu Yashin na cerimônia de gala do FIFA The Best, nesta segunda-feira (27), em Paris.

Dibu Martínez superou o belga Thibaut Courtois (Real Madrid) e o marroquino Yassine Bounou na final do prêmio de melhor goleiro. Os brasileiros Alisson e Ederson estavam entre os pré-indicados, mas ficaram fora da decisão.

Martínez foi um dos destaques da Argentina no título da Copa do Mundo, em dezembro. O goleiro foi fundamental nas disputas de pênaltis contra a Holanda, nas quartas de final, e a França, na grande final. O arqueiro também brilhou no último lance da prorrogação da final, ao defender chute de Kolo Muani cara a cara.

"Foi um orgulho enorme para o meu país. Ganhar uma Copa do Mundo depois de 36 anos é algo maravilhoso. As pessoas sabem a dificuldade que é ser argentino, e conseguir levantar uma Copa do Mundo é algo especialíssimo para o país inteiro. Passamos por um ano economicamente muito conturbado. Então, também é uma forma de unir nosso país", disse Martínez, que recebeu o troféu do ex-goleiro brasileiro Júlio César.

O arqueiro argentino agradeceu à família e à mulher (presente na plateia) pelo apoio durante a carreira. Martínez também homenageou o técnico da seleção, Lionel Scaloni, que conquistou o prêmio de melhor treinador na sequência.

"Sempre me perguntam quem são meus ídolos, ou que goleiro eu admirava quando era criança. E sempre digo: eu via minha mãe durante oito ou nove horas fazendo faxina, limpando casas, e meu pai trabalhou muito como um operário. Então, eles são meus dois grandes ídolos", concluiu.