Flamengo perde para Del Valle nos pênaltis e amarga vice da Recopa Sul-Americana
O vice na Recopa amplia a pressão sobre o técnico Vítor Pereira. O português já vinha sendo muito questionado após a derrota na Supercopa do Brasil, para o Palmeiras, e a queda precoce no Mundial de Clubes, para o Al-Hilal. A torcida do Flamengo chegou a cantar “time sem vergonha” antes do gol de Arrascaeta.
Confira as estatísticas de Flamengo 1 (4) x (5) 0 Del Valle
Conhecido como “matador de gigantes”, o Independiente del Valle voltou a comprovar a fama. Este é o terceiro título continental da história do clube, que conquistou a Copa Sul-Americana em cima do São Paulo há cinco meses. O Del Valle também venceu a Sul-Americana em 2019, antes de perder a Recopa de 2020 para o próprio Flamengo.
Gol no último lance
O Flamengo precisou de 96 minutos para abrir o placar contra o Independiente del Valle no Maracanã. A equipe de Vítor Pereira apostou muito nas bolas alçadas na área, e chegou ao gol dessa forma. No abafa final, quando a torcida já protestava, Everton Cebolinha recebeu de Gabigol na área e rolou para Arrascaeta aliviar os 71.411 rubro-negros presentes. O uruguaio marcou pela primeira vez em 2023.
Apesar do gol ter saído na etapa final, o Flamengo jogou bem melhor no primeiro tempo. O time teve amplo domínio e acertou a trave duas vezes, em cabeçadas de Thiago Maia e Ayrton Lucas. Varela também perdeu boa chance, em defesa com o pé do goleiro Moisés Ramírez.
Na volta do intervalo, o Del Valle soube administrar o resultado e limitou o Flamengo a poucas finalizações. A equipe rubro-negra melhorou com a entrada do jovem Matheus Gonçalves, aos 38, mas tudo já parecia perdido quando Arrascaeta fez o gol do alívio.
Prorrogação sem emoções
Haveria pouca diferença se a decisão tivesse ido direto para os pênaltis. Fla e Del Valle acusaram o cansaço e criaram pouquíssimas chances na prorrogação. Matheus Gonçalves até tentava conduzir o Rubro-Negro no ataque, mas pecava na conclusão das jogadas. Os equatorianos se defenderam bem e forçaram a definição por pênaltis.
Arrascaeta perde pênalti
O Flamengo tomou um banho de água fria logo na primeira cobrança da disputa. Arrascaeta bateu forte no canto esquerdo, mas à meia altura, e Ramírez fez a defesa.
A partir daí, todos os nove pênaltis foram convertidos. Gabigol bateu o último do Flamengo e provocou o goleiro do Del Valle, mas Landázuri marcou na sequência e garantiu o título para os equatorianos.