Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fluminense vira sobre Flamengo e é bicampeão da Taça Guanabara

Guilherme Bianchini
Jogadores do Flu exibem a Taça Guanabara após vitória no Fla-Flu
Jogadores do Flu exibem a Taça Guanabara após vitória no Fla-FluMarcelo Gonçalves/Fluminense
O Fluminense é bicampeão da Taça Guanabara. O Tricolor venceu o Flamengo de virada, por 2 a 1, e conquistou o título simbólico da primeira fase do Campeonato Carioca. Cano e Gabriel Pirani garantiram a vitória do Flu no segundo tempo, após Everton Cebolinha marcar um golaço na etapa inicial.

O Fluminense terá vantagem do empate no placar agregado das semifinais, contra Vasco ou Volta Redonda. O Flamengo também está garantido nas semis, e aguarda o resultado do Vasco para saber se avançará em segundo ou terceiro lugar. O Cruz-Maltino será o vice-líder se vencer o Bangu nesta quinta-feira (9).

Confira a classificação atualizada do Campeonato Carioca

Esta foi a oitava vitória do Fluminense nos últimos 12 Fla-Flus, com dois empates e duas derrotas. Além disso, o time de Fernando Diniz emendou o quinto triunfo consecutivo nesta temporada.

Já o Flamengo amargou a segunda derrota seguida em um clássico, após perder para o Vasco no último domingo (5). O resultado amplia ainda mais a pressão sobre o técnico Vítor Pereira, que vem sofrendo muitas críticas pelos resultados no início de 2023.

As principais estatísticas do clássico vencido pelo Flu
As principais estatísticas do clássico vencido pelo FluFlashscore

Virada no 2º tempo

O Fluminense se recuperou de um primeiro tempo ruim para conseguir a vitória no Fla-Flu. As substituições de Diniz no intervalo foram fundamentais para a virada, com Gabriel Pirani e Lima nos lugares de David Braz e Keno.

O time tricolor interrompeu o domínio rubro-negro no meio-campo e cresceu na partida. O empate veio logo aos oito minutos, com o artilheiro de sempre: Germán Cano. Em jogada bem trabalhada pela esquerda, o argentino recebeu de Arias e bateu forte para marcar seu 10º gol nas últimas cinco partidas.

O Flamengo conseguiu se reencontrar em campo e deixou o clássico equilibrado, mas quem marcou de novo foi o Flu. Em jogada de bola parada, Cano chutou torto e a bola caiu nos pés de Gabriel Pirani. O camisa 20 bateu no canto e fez o gol decisivo em sua segunda partida com a camisa tricolor.

Pirani entrou no intervalo e mudou o jogo
Pirani entrou no intervalo e mudou o jogoMailson Santana/Fluminense

Tensão e golaço

No primeiro minuto de jogo, Gabigol levou cartão amarelo por fazer falta em André e chutar a bola em cima do volante tricolor. O lance simbolizou os 15 minutos iniciais do clássico, com muitos carrinhos, faltas e divididas, e quase nada de futebol.

Everton Cebolinha saiu da mesmice em grande estilo. Aos 19 minutos, o camisa 11 fez fila na defesa tricolor e marcou um gol de placa no Maracanã. A bola passou a rolar mais a partir daí, com o Flamengo bem superior até o intervalo. As sete alterações de Vítor Pereira no time titular deram resultado — ao menos parcial.

A confusão voltou a se instalar no Fla-Flu após a virada tricolor no segundo tempo. Os jogadores trocaram empurrões depois de Gerson derrubar Giovanni e chutar o rival no chão. No meio da briga, o árbitro Grazianni Maciel Rocha expulsou Felipe Melo, que havia acabado de entrar. O Fla ainda teve uma chance nos acréscimos, mas Fábio defendeu falta de Cebolinha e garantiu a taça para o Tricolor.

Cebolinha marcou golaço no primeiro tempo
Cebolinha marcou golaço no primeiro tempoÚrsula Nery/Flamengo