Fluminense vira sobre Flamengo e é bicampeão da Taça Guanabara
O Fluminense terá vantagem do empate no placar agregado das semifinais, contra Vasco ou Volta Redonda. O Flamengo também está garantido nas semis, e aguarda o resultado do Vasco para saber se avançará em segundo ou terceiro lugar. O Cruz-Maltino será o vice-líder se vencer o Bangu nesta quinta-feira (9).
Confira a classificação atualizada do Campeonato Carioca
Esta foi a oitava vitória do Fluminense nos últimos 12 Fla-Flus, com dois empates e duas derrotas. Além disso, o time de Fernando Diniz emendou o quinto triunfo consecutivo nesta temporada.
Já o Flamengo amargou a segunda derrota seguida em um clássico, após perder para o Vasco no último domingo (5). O resultado amplia ainda mais a pressão sobre o técnico Vítor Pereira, que vem sofrendo muitas críticas pelos resultados no início de 2023.
Virada no 2º tempo
O Fluminense se recuperou de um primeiro tempo ruim para conseguir a vitória no Fla-Flu. As substituições de Diniz no intervalo foram fundamentais para a virada, com Gabriel Pirani e Lima nos lugares de David Braz e Keno.
O time tricolor interrompeu o domínio rubro-negro no meio-campo e cresceu na partida. O empate veio logo aos oito minutos, com o artilheiro de sempre: Germán Cano. Em jogada bem trabalhada pela esquerda, o argentino recebeu de Arias e bateu forte para marcar seu 10º gol nas últimas cinco partidas.
O Flamengo conseguiu se reencontrar em campo e deixou o clássico equilibrado, mas quem marcou de novo foi o Flu. Em jogada de bola parada, Cano chutou torto e a bola caiu nos pés de Gabriel Pirani. O camisa 20 bateu no canto e fez o gol decisivo em sua segunda partida com a camisa tricolor.
Tensão e golaço
No primeiro minuto de jogo, Gabigol levou cartão amarelo por fazer falta em André e chutar a bola em cima do volante tricolor. O lance simbolizou os 15 minutos iniciais do clássico, com muitos carrinhos, faltas e divididas, e quase nada de futebol.
Everton Cebolinha saiu da mesmice em grande estilo. Aos 19 minutos, o camisa 11 fez fila na defesa tricolor e marcou um gol de placa no Maracanã. A bola passou a rolar mais a partir daí, com o Flamengo bem superior até o intervalo. As sete alterações de Vítor Pereira no time titular deram resultado — ao menos parcial.
A confusão voltou a se instalar no Fla-Flu após a virada tricolor no segundo tempo. Os jogadores trocaram empurrões depois de Gerson derrubar Giovanni e chutar o rival no chão. No meio da briga, o árbitro Grazianni Maciel Rocha expulsou Felipe Melo, que havia acabado de entrar. O Fla ainda teve uma chance nos acréscimos, mas Fábio defendeu falta de Cebolinha e garantiu a taça para o Tricolor.