Fortaleza bate o América fora com dois de Galhardo e se aproxima do G8
Após amargar a lanterna no primeiro turno (3V, 6E, 10D), o Fortaleza agora tem a melhor campanha do returno do Brasileirão, com 29 pontos em 13 jogos (9V, 2E, 2D) — Palmeiras e Internacional têm uma partida a menos. A equipe de Juan Pablo Vojvoda chegou à sexta partida de invencibilidade, com quatro vitórias e dois empates no período.
A sequência também é especial para o atacante Thiago Galhardo. O atacante, um dos símbolos da arrancada, chegou a quatro gols nos últimos três jogos. Nas 12 partidas anteriores, incluindo a Copa do Brasil, havia marcado apenas uma vez.
Fortaleza aproveita contra-ataques
América-MG e Fortaleza mostraram, no primeiro tempo, por que estão entre os destaques do Campeonato Brasileiro no segundo turno. Confiantes após a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense fora de casa, os mineiros tiveram mais posse de bola. Os cearenses, porém, exploravam bem os contra-ataques e chegavam com mais perigo.
Confira todas as estatísticas da partida no Flashscore
Em um deles, Galhardo “fez o facão” e recebeu de Pedro Rocha para abrir o placar. A desvantagem despertou o América, que desperdiçou suas melhores oportunidades no primeiro tempo depois de sair atrás.
Leão se segura com um a menos
Acostumado a vencer sem sofrer gols — nove dos 12 triunfos no campeonato foram assim —, o Fortaleza administrou muito bem a vantagem até os 27 minutos do segundo tempo. O Leão do Pici praticamente não havia sido ameaçado, mas o alerta foi ligado após Caio Alexandre ser expulso pelo segundo cartão amarelo.
Veja a classificação atualizada do Brasileirão
Mais uma vez, o time de Vojvoda mostrou maturidade em uma situação adversa. E, de novo em contra-ataque finalizado por Galhardo, marcou o segundo aos 37. O atacante chegou a sentir o gostinho do hat-trick, mas um impedimento assinalado pelo VAR impediu o terceiro.
O América-MG ainda descontou no fim, em pênalti convertido por Wellington Paulista. Mas a reação mineira parou por aí.
A arrancada do Fortaleza em busca da segunda classificação consecutiva para a Copa Libertadores terá capítulo importantíssimo na próxima rodada. Em mais um confronto direto, o Leão recebe o Atlético-MG (7º) no Castelão, e ultrapassará o Galo em caso de vitória. Já o América, que sairá do G8 se o Botafogo ganhar amanhã, enfrenta o Flamengo no Independência.