Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

França sai atrás, mas goleia Austrália com dois gols de Giroud

Guilherme Bianchini
França sai atrás, mas goleia Austrália com dois gols de Giroud
França sai atrás, mas goleia Austrália com dois gols de GiroudProfimedia
A França levou um susto no começo, mas fez valer seu favoritismo e goleou a Austrália por 4 a 1 nesta terça-feira (22), no estádio Al Janoub. A atual campeã larga na frente no Grupo D da Copa do Mundo, que também teve o empate em 0 a 0 entre Dinamarca e Tunísia. Após passar em branco em 2018, Olivier Giroud marcou dois na estreia em 2022.

A vitória da França quebrou uma maldição que vinha afetando as campeãs. Nas últimas três Copas, as seleções que defendiam o título tropeçaram na estreia: Itália em 2010 (1 a 1 com o Paraguai), Espanha em 2014 (5 a 1 para a Holanda) e Alemanha em 2018 (1 a 0 para o México). Todas as três, por sinal, foram eliminadas na fase de grupos.

Confira a cobertura completa da Copa do Mundo

Após a surpreendente virada da Arábia Saudita sobre a Argentina, a zebra também ameaçou passear no Grupo D. A Austrália abriu o placar logo aos nove minutos, quando Craig Goodwin recebeu cruzamento de Mathew Leckie e mandou para dentro.

Sem N’Golo Kanté, Paul Pogba e Karim Benzema, quem assumiu o protagonismo da França para comandar a virada foi Adrien Rabiot. Primeiro, o meia apareceu na área e empatou de cabeça, aos 27; depois, pressionou a saída de bola australiana, recebeu de Kylian Mbappé de calcanhar e rolou para Olivier Giroud colocar os atuais campeões na frente, aos 32.

França dominou e virou com naturalidade sobre a Austrália
França dominou e virou com naturalidade sobre a AustráliaStatsPerform

Troca de irmãos

Foi o primeiro gol de Giroud em Copas do Mundo. Titular na campanha vitoriosa da França em 2018, o camisa 9 não marcou em nenhum dos sete jogos na Rússia. No Catar, abriu sua contagem logo na estreia, ganhou confiança como substituto de Benzema e ainda fez mais um.

Outro que teve papel importante na reação francesa foi Theo Hernández. O lateral-esquerdo entrou no lugar do próprio irmão, Lucas Hernández, que machucou o joelho no lance do gol da Austrália. Theo foi uma válvula de escape pela ala, inclusive fazendo o cruzamento para o gol de Rabiot.

Mbappé resolve

Mesmo saindo atrás, a França mostrou muita maturidade para vencer a partida. Aos poucos, a equipe de Didier Deschamps assumiu o controle da partida e chegou à virada com naturalidade. A Austrália até acertou a trave em cabeçada de Jackson Irvine no fim do primeiro tempo, mas essa foi a única ameaça ao domínio francês.

França saiu atrás, mas dominou grande parte da estreia contra a Austrália
França saiu atrás, mas dominou grande parte da estreia contra a AustráliaStatsPerform

Participativo no primeiro tempo, Mbappé recebeu sua recompensa na etapa final. Depois de perder boas oportunidades, o atacante fez o terceiro aos 23 minutos, de cabeça, em cruzamento de Ousmane Dembélé. Com apenas 23 anos, ele chegou a cinco gols em oito jogos de Copa.

Após fazer o seu, o craque foi garçom para fechar o placar. Mbappé fez grande jogada pela esquerda e cruzou na medida para Giroud decretar a goleada e espantar a maldição, no terceiro gol de cabeça francês. O centroavante se igualou a Thierry Henry como maior artilheiro da história da seleção francesa, com 51 gols.

Próxima rodada

A França agora enfrenta a Dinamarca, no próximo sábado (26), às 13h. Uma vitória já garante a classificação da atual campeã para as oitavas de final da Copa do Mundo. No mesmo dia, a Austrália tentará se manter viva no Grupo D contra a Tunísia, às 7h.