Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

França vence Inglaterra e vai à semi da Copa; Kane isola pênalti decisivo

Guilherme Bianchini
Giroud marcou o gol que colocou a França em mais uma semifinal
Giroud marcou o gol que colocou a França em mais uma semifinalAFP
A França está na semifinal da Copa do Mundo. A atual campeã venceu a Inglaterra por 2 a 1 neste sábado (10), no estádio Al Bayt, com gols de Tchouaméni e Giroud. Harry Kane marcou o gol inglês de pênalti e teve outra penalidade para deixar tudo igual, perto do fim, mas isolou.

Esta é a primeira vez que a França chega a duas semifinais consecutivas de Copa do Mundo. O adversário no jogo da próxima quarta-feira (14) será o Marrocos, primeira seleção africana a chegar tão longe no torneio.

A Inglaterra acrescentou mais uma eliminação traumática ao seu currículo. A seleção de Gareth Southgate foi melhor em boa parte do jogo e viu seu principal jogador desperdiçar pênalti decisivo, pouco depois de converter um. Foi a sétima queda dos ingleses nas quartas de final da Copa.

Inglaterra dominou as estatísticas, mas foi castigada pela França
Inglaterra dominou as estatísticas, mas foi castigada pela FrançaOpta by Stats Perform

Arbitragem brasileira confusa

Cotado para apitar a final da Copa do Mundo, o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio teve uma atuação bastante confusa no clássico europeu das quartas de final, que irritou sobretudo os ingleses. Na origem do primeiro gol da França, Dayot Upamecano pareceu derrubar Bukayo Saka, mas o juiz nada marcou. 

Após os franceses abrirem o placar, Upamecano voltou a protagonizar um lance polêmico, novamente não marcado por Wilton. O zagueiro fez falta clara em Harry Kane no limite da grande área — sem clareza se foi dentro ou fora. O VAR chegou a analisar a jogada, mas mandou o jogo seguir.

Além dos lances capitais, o árbitro brasileiro deixou de marcar algumas faltas da França na etapa inicial. Já no segundo tempo, mesmo bem posicionado, Wilton não viu um pênalti claro de Theo Hernández em cima de Mason Mount. Dessa vez, porém, o juiz assinalou a penalidade após consulta ao VAR.

Eficiência francesa

A Inglaterra teve mais volume, posse de bola e finalizações durante quase toda a partida, mas o talento e a eficiência francesa voltaram a falar mais alto. Aurélien Tchouaméni abriu o placar aos 17 minutos, de fora da área, após receber de Antoine Griezmann.

Inglaterra (em azul) teve mais volume em grande parte do confronto
Inglaterra (em azul) teve mais volume em grande parte do confrontoOpta by Stats Perform

Depois de perder boa chance na etapa inicial, Harry Kane empatou o jogo aos nove minutos do segundo tempo. Melhor inglês em campo, Saka foi derrubado por Tchouaméni dentro da área. Wilton Pereira Sampaio não titubeou e marcou o pênalti. Kane bateu muito bem e não deu chances a Hugo Lloris, seu companheiro no Tottenham.

Giroud decide, Kane não

A seleção inglesa seguiu melhor depois do empate, e estava mais próxima do segundo gol. Após Harry Maguire e Saka perderem boas chances, porém, a bola puniu. Griezmann voltou a ser garçom e cruzou com perfeição para Olivier Giroud, que cabeceou e contou com desvio em Maguire para recolocar a França na frente.

Quatro anos depois de ser campeão sem nenhum gol marcado, Giroud é o vice-artilheiro desta Copa, com quatro gols — ao lado de Lionel Messi. A liderança ainda é de Kylian Mbappé, com cinco, que teve neste sábado sua atuação mais apagada no torneio. 

A situação já parecia resolvida quando a Inglaterra teve outro pênalti para deixar tudo igual. Kane foi novamente para a bola, mas isolou a cobrança e protagonizou o mais novo drama inglês em um grande torneio.

O histórico de pênaltis de Harry Kane
O histórico de pênaltis de Harry KaneOpta by Stats Perform