Funeral de Estado para Berlusconi: último adeus em 14 de junho na Catedral de Milão
O funeral será realizado na quarta-feira, 14 de junho, às 15h, na presença do Presidente da República, Sergio Mattarella, e será celebrado pelo Arcebispo de Milão, Monsenhor Delpini. O dia 14 de junho também será um dia de luto nacional.
O município de Arcore proclamou luto nacional, conforme anunciado pelo vice-prefeito Lorenzo Belotti, que estava presente em frente à Villa San Martino.
Corpo de Berlusconi permanece em Arcore
"Informei à família e à filha Barbara que o Senado está à disposição para organizar o velório, se assim desejarem.O Senado se orgulharia de poder prestar sua última homenagem a um homem que marcou a vida do país", disse o presidente do Senado, Ignazio La Russa, em uma ligação telefônica com o site italiano Tg1, em uma lembrança do líder e senador do Forza Italia.
"Simbolicamente, acho que é algo que tem significado, mas a decisão é claramente da família. Só posso dar a disponibilidade do Senado".
Da mesma forma, o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, ofereceu à família a realização do funeral na Sala Alessi do Palazzo Marino, sede da prefeitura de Milão. "Ofereci à família, por meio de Fedele Confalonieri, a Sala Alessi para o funeral. Mas é claro que essas são coisas que estão no testamento da família, e acho que é absolutamente correto se eles gostarem".
A família, no entanto, decidiu não fazer o funeral nos locais disponibilizados. O corpo do ex-primeiro-ministro foi transferido para sua casa, na Villa San Martino, em Arcore, onde permanecerá até o dia do funeral. Por motivos de ordem pública, a entrada será reservada exclusivamente para sua família.