Do Derby d'Italia à batalha de Sydney: confira os clássicos deste fim de semana
Confira abaixo a agenda de clássicos do futebol mundial que acontecem nesta sexta (24), sábado (25) e domingo (26).
Você pode acompanhar todas as partidas em tempo real aqui no Flashscore.
Serie A (Itália)
• Derby d'Italia
• Domingo (26), às 16h45 (de Brasília)
Embora a partida entre Juventus e Inter não seja um confronto entre cidades ou regiões e ambos os clubes tenham seus principais rivais locais, a disputa é conhecida como o Derby da Itália porque involve os dois maiores ganhadores de títulos italianos. Além disso, Turim e Milão são grandes concorrentes econômicas e políticas.
O jogo deste domingo vale a liderança da Serie A.
Liga I (Romênia)
• Dérbi eterno
• Domingo (26), às 15h30
Os clubes de Bucareste, Dinamo e FCSB, são historicamente as duas potências romenas mais bem-sucedidas. O FCSB (antigo Steaua Bucharest, que foi rebatizado FCSB em 2017) já foi campeão nacional 26 vezes. O Dínamo, por outro lado, tem 18 títulos em seu currículo.
NIFL Premiership (Irlanda do Norte)
• Dérbi de North Belfast
• Sábado (25), às 12h
A rivalidade entre os clubes do norte da capital tem suas raízes em um conflito étnico-político-religioso na Irlanda do Norte que durou da década de 1960 até o final do século XX. Os torcedores do Crusaders apoiavam o movimento sindicalista e o Cliftonville, por outro lado, tendia a ser irlandês e nacionalista.
Eerste Divisie (Holanda)
• Dérbi de Limburgo
• Domingo (26), às 8h15
Limburgo é uma região na fronteira entre a Bélgica e a Holanda. Há dois clássicos nesta região, disputado em ambos os países. No lado belga, é um duelo entre o KRC Genk e o Sint-Truiden, e em Limburgo, na Holanda, os dois maiores rivais regionais são o Roda Kerkrade e o Maastricht.
I Liga (Polônia)
• Derby da Tri-Cidade
• Sexta (24), às 16h30
No norte da Polônia, na costa do Mar Báltico, Gdansk, Gdynia e Sopot formam a chamada região "Tri-Cidade". Gdansk e Gdynia têm dois grandes clubes. O Lechia Gdańsk e o Arka Gdynia tradicionalmente competem na principal liga polonesa. No entanto, o atual "clássico Tri-City" é um jogo da segunda divisão.
A-League (Austrália)
Sydney FC x West Sydney Wanderers
• Dérbi de Sydney
• Sábado (25), às 5h45
O Sydney FC é um dos membros fundadores da A-League (criada em 2006). O rival da cidade, o Western Sydney Wanderers, foi fundado apenas em 2012. Até então, o Sydney FC detinha o monopólio do futebol na cidade, literalmente. A A-League nasceu sob a política "uma cidade, um time", o que impedia a criação de outro clube com sede na maior cidade australiana.
O acordo vigorou por cinco anos.
O Wanderers foi fundado no oeste de Sydney, onde se encontra a maior diversidade cultural de todo o país. Um dos motivos da grande rivalidade entre os dois clubes está nas diferenças socioculturais entre as regiões central e oeste da cidade.
As duas partes da cidade e, consequentemente, os dois clubes e seus torcedores não são fãs uns dos outros. Os residentes do oeste e os torcedores do Wandereres são chamados pejorativamente de "Westies".
O primeiro clássico aconteceu em outubro de 2012 e foi disputado no Parramatta Stadium, a primeira casa do Sydney FC e que hoje é o estádio do rival oriental - sim, o FC se mudou do oeste para o centro mais rico logo no início de sua história.
E o primeiro gol da história do dérbi foi de Alessandro Del Piero. Ele desembarcou no Sydney FC após sua gloriosa passagem pela Juventus e mais tarde afirmou que a atmosfera nas arquibancadas faz com que o clássico australiano não perca em nada para os grandes duelos da Europa.
Nos últimos seis jogos entre os arquirrivais, o vencedor tem se alternado regularmente. Na atual temporada, após quatro rodadas, o Wanders lidera a A-League. O Sydney FC, apesar de ser apenas o 10º colocado, jogará em casa.