Gramado natural x sintético: NFL diz que número de lesões foi igual em 2023
Apesar de 92% dos jogadores da liga serem contra a grama sintética, o estudo anual da NFL constatou que ambas as superfícies produziram um número quase idêntico de contusões.
"Não houve diferença significativa entre a grama sintética e a natural na taxa de lesões de membros inferiores não-causada por contato entre jogadores. Essa é a taxa mais próxima entre superfícies de grama sintética e natural nos últimos sete anos", disse a NFL em seu relatório publicado logo após o Super Bowl.
As taxas de incidência deste tipo de lesão por 100 jogadas foram de 0,043 na grama sintética e 0,042 na grama natural (diferença de apenas 0,001).
"Este ano, a taxa de lesões em campos sintéticos foi praticamente idêntica à taxa de lesões em campos de grama ou naturais em jogos da temporada regular", afirmou o doutor Mackenzie Herzog, um dos responsáveis pelo levantamento da NFL.
Herzog também explicou que lesão dos membros inferiores sem contato direto entre atletas é a que têm "maior probabilidade de ser influenciada pela interação calçado-superfície" – por isso ela é o objeto da análise da NFL.
"Os especialistas acreditam que o tipo de superfície e a escolha da chuteira do jogador podem ter um papel importante nas lesões sem contato das extremidades inferiores", concluiu.
Os números deste ano voltam a ser parecidos após um ano de discrepância. Em 2022, a taxa de contusão foi maior no sintético (0,048 a cada 100 jogadas) do que na grama natural (0,035).
A temporada passada foi apenas a segunda em que as taxas de lesões foram as mesmas em ambas as superfícies.
"A história dos dados de lesões do ano passado (2023) é que, infelizmente, as taxas de lesões na grama aumentaram", disse a associação de jogadores da liga de futebol americano (NFLPA).
"Os dados não conseguem, no entanto, explicar o que os jogadores têm compartilhado com a NFL há anos: que nos sentimos muito pior depois de jogar em superfícies sintéticas e que preferimos campos de grama consistentes e de alta qualidade", acrescentou o comunicado dos atletas.
Há 15 equipes da NFL que atualmente usam grama sintética em seus estádios. Dois times (Green Bay Packers e Philadelphia Eagles) usam gramado híbrido.
Tanto o pior quanto o melhor gramado da liga possuem grama natural.
O Allegiant Stadium, palco do Super Bowl LVIII, foi classificado por um estudo independente da Sports Info Solutions como o campo com mais contusões da liga (média de 6,5 lesões por jogo).
Já o gramado com menos lesões (4,75 por jogo) é o Bank of America Stadium, do Caroline Panthers, que também tem campo natural.
Com exceção do melhor e do pior, todos os outros estádios tiveram entre cinco e seis lesões por partida.