Semana 1 da NFL: Veja 11 curiosidades na abertura da nova temporada
O Flashscore separou algumas das estatísticas da primeira rodada da nova temporada da NFL. A liga norte-americana se estenderá pelos próximos meses até a conclusão de seus jogos no Super Bowl, em 11 de fevereiro de 2024, no Allegiant Stadium, em Las Vegas.
Confira 11 curiosidades da semana 1 da NFL:
Começando com o pé direito
Atual campeão da NFL, o Kansas City Chiefs venceu seus últimos oito jogos em rodadas de abertura da NFL. É a maior sequência ativa da liga.
Se vencer os Lions nesta quinta-feira (7), Kansas City vai se tornar apenas o sexto time na história da NFL a vencer nove jogos seguidos em rodadas de abertura.
Os times que possuem nove ou mais vitórias em rodadas inaugurais são o Dallas Cowboys, com 17 de 1965 a 1981; Miami Dolphins, com 11 de 1992 a 2002; New England Patriots, com 10 de 2004 a 2013; Portsmouth Spartans/Detroit Lions, com 10 de 1930 a 1939; e o Chicago Bears, com nove de 1984 a 1992.
Mahomes próximo de outro recorde
Com 192 passes para touchdown na carreira, Mahomes está a apenas 29 de estabelecer a maior marca de um quartebarck em suas primeiras sete temporadas na NFL. O recorde atual atual pertence a Dan Marino, com 220.
Confronto de Super Bowl
A semana 1 da NFL terá, logo de cara, um duelo entre Philadelphia Eagles, o atual vice-campeão, e o New England Patriots, equipe que dominou o cenário do esporte na era Tom Brady.
Esse jogo é bastante significativo, pois Eagles e Patriots se enfrentaram em dois dos últimos 20 Super Bowls (XXXIX e o LII).
Cada uma das equipes venceu uma final e o triunfo de New England na temporada 2004 representou a última vez que a NFL viu uma franquia ser campeã por duas vezes seguidas. Desde então, há 18 temporadas, os campeões vêm se alternando.
Sean Payton conhece o caminho
Apenas dois times nos últimos 20 anos venceram o Super Bowl depois de terminarem em último em suas divisões na temporada anterior: o Philadelphias Eagles, em 2017; e o New Orleans Saints, em 2009.
O head coach daquele Saints campeão era Sean Payton, que agora terá a missão de comandar o Denver Broncos, o último de sua divisão na temporada passada. Payton conhece o caminho das pedras, e ele terá que extrair muito deste time em uma divisão que promete.
Um fascínora
O primeiro Sunday Night da temporada colocará frente a frente o New York Giants e o Dallas Cowboys, no Metlife Stadium, na região de Nova York/Nova Jersey.
Será a chance de ver um dos melhores e mais imponentes linebackers da NFL na atualidade: Micah Parsons.
Desde que os Cowboys selecionaram Parsons como a 12ª escolha geral no Draft de 2021 da NFL, nenhum jogador tem mais jogos com pelo menos dois sacks.
Na última temporada, Parsons obteve 13,5 sacks, tornando-se o terceiro jogador desde 1982 com pelo menos 13 sacks em suas duas primeiras temporadas na NFL. Além dele, Aldon Smith e o Hall da Fama Reggie White estabeleceram esta marca, sendo que White é o único que registrou isso por três temporadas consecutivas.
Alvos quentes
Outro jogo que promete na Semana 1 é o duelo entre Cleveland Browns e Cincinnati Bengals. É bom ficar de olho no jogo aéreo neste confronto. Afinal de contas, será um duelo entre dois dos melhores recebedores em atividade na NFL.
De um lado estará Amari Cooper, dos Browns, dono de seis temporadas na carreira com no mínimo 70 recepções e 1.000 jardas recebidas.
Do outro lado estará Ja'Marr Chase, dos Bengals, que viveu a melhor temporada de sua carreira em 2022, com 87 recepções para 1.046 jardas e nove touchdowns.
Chase se juntou ao Hall da Fama Randy Moss como os únicos jogadores com menos de 23 anos com pelo menos 2.000 jardas recebidas na carreira e 20 recepções de touchdown na história da NFL.
Início positivo
Muitos dizem que não importa como você começa, mas sim como acaba. Mas começar bem na NFL pode representar um caminho promissor pela frente. Nos últimos 10 anos, oito times tiveram uma porcentagem de vitórias de pelo menos 60% nos jogos de setembro.
Esses oito clubes combinaram 49 vagas nos playoffs e 13 participações no Super Bowl – incluindo oito títulos da NFL – durante esse período (2013-22).
Duas dessas equipes – Seattle Seahawks e Los Angeles Rams – se enfrentam no domingo (10) no Lumen Field, em Seattle.
Uma nova era em Green Bay
Com a saída de Aaron Rodgers, os Packers apostarão suas fichas, a partir de agora, em Jordan Love. Ele será apenas o terceiro quarterback a iniciar uma temporada por Green Bay desde a semana 1 de 1993.
Neste período de 30 anos, os Packers tiveram apenas dois QBs fazendo todos os jogos de abertura. E foram duas lendas no uniforme verde e amarelo: Brett Favre e Aaron Rodgers.
Durante a era Super Bowl (1966 até o presente), o Green Bay Packers é o único time da NFL a não ter mais do que dois QBs titulares na abertura de uma temporada em um período de 30 anos.
Amigo do Vini em ação
Justin Jefferson, conhecido no Brasil por seu talento e também pela amizade com o astro Vinicius Júnior, do Real Madrid e da Seleção Brasileira, pode seguir fazendo história na NFL. Na semana 1, sua equipe, o Minnesota Vikings encara o Tampa Bay Buccaneers.
Justin Jefferson precisa de 688 jardas para superar Michael Thomas (5.512 jardas recebidas) e se tornar o jogador com o maior número de jardas recebidas em suas primeiras quatro temporadas na liga.
Jefferson também pode se tornar o primeiro jogador com pelo menos 1.250 jardas recebidas em cada uma de suas primeiras quatro temporadas.
Aaron Rodgers x Josh Allen
O primeiro Monday Night Football da temporada colocará frente a frente dois dos maiores quarterbacks da NFL na atualidade. Será a estreia de Aaron Rodgers com a camisa dos Jets. E ele terá a missão de liderar sua equipe à vitória contra os Bills, de Josh Allen.
Um duelo entre dois quarterbacks nascidos na Califórnia. Aaron Rodgers nasceu na cidade de Chico, na região norte da Califórnia. Josh Allen é natural de Firebaugh, no sul da Califórnia. Duas cidades que estão distantes por pouco mais de 380 km.
Quarterbacks novatos
Pela segunda vez em três anos, e apenas a terceira vez desde 1970, espera-se que pelo menos três quarterbacks novatos iniciem os jogos da Semana 1.
São eles, Bryce Young, no Carolina Panthers; C.J. Stroud, pelo Houston Texans; e Anthony Richardson, no Indianapolis Colts.