Brasil atropela Guiné com gol de Vini Jr., uniforme inédito e ações contra o racismo
Foi a primeira vitória da Seleção Brasileira no pós-Copa do Mundo e o primeiro triunfo sob o comando do interino Ramon Menezes. Enquanto segue o impasse sobre o novo treinador do Brasil, o time contou com a base do Mundial do Catar para conquistar a vitória.
Veja como foi Brasil 4 x 1 Guiné
Guiné, por sua vez, encarou um potente teste tendo em vista os desafios que possui na briga por uma vaga na próxima Copa Africana de Nações. Foi a segunda derrota seguida da seleção africana, que antes havia vencido a Etiópia em duas oportunidades.
Gol de estreante
A Seleção Brasileira abriu o caminho da goleada com um gol histórico. Logo em sua primeira partida com a camisa verde e amarela, Joelinton foi às redes após levantamento para a área, desvio de Casemiro e uma finalização com a perna direita. Um momento único para o jogador, um dos ídolos desta fase recente do Newcastle.
Um raio em Barcelona
O Brasil ampliou sua vantagem com Rodrygo. O raio tinha que deixar o seu em Barcelona. Jogada individual, aos 30 minutos do segundo tempo, deixando a defesa de Guiné na saudade e um chute colocado, mostrando grande qualidade para vencer o gol defendido por Kone.
De honra e Militão pra guardar mais um
A seleção de Guiné conseguiu ir às redes contra o time de Ramon Menezes. Sylla cruzou na medida encontrando Guirassy, que marcou de cabeça, aos 36 minutos do primeiro tempo. Mas o tento não diminuiu o ritmo do Brasil, que voltou a balançar as redes com Éder Militão, pelo alto, aos 3 minutos do segundo tempo. Um cabeceio à queimaa-roupa que vence Kone.
Tinha que ter o dele
Para fechar o placar, Sylla acabou cometendo pênalti em Malcom próximo ao fim do jogo. Casemiro, capitão da Seleção, pegou a bola e entregou para a batida de Vini Jr. Vítima de racismo em diversos episódios na Espanha ao longo da última temporada, o jogador fechou a conta em cobrança de pênalti rasteira, no canto esquerdo.
Vini Jr. foi a principal motivação de toda a mobilização da CBF em Barcelona, com destaque para o inédito uniforme preto. Um jogo especial, que contou com diversas ações em prol da conscientização e a luta antirracista. Vini, com a camisa 10 da Seleção, recebeu os aplausos do público e segue se consolidando como um dos maiores nomes do futebol brasileiro e mundial, a face contra o discurso de ódio e intolerância nos gramados de futebol. .
Próximos desafios
A Seleção Brasileira volta a campo na próxima terça-feira (20), quando encara Senegal, às 16h (de Brasília), em Lisboa, em mais um amistoso na data FIFA. Guiné só tem jogo marcado para setembro, quando atua no dia 4, contra o Malawi, fora de casa, pelas Eliminatórias para a Copa Africana de Nações, às 13h (de Brasília).