Conheça os 4 estreantes da Seleção Brasileira nos amistosos contra Guiné e Senegal
Todos os estreantes tiveram passagens pelas seleções de base. O zagueiro Nino, do Fluminense, foi campeão olímpico com o Brasil em Tóquio.
Ramon Menezes também anunciou Malcom como um dos estreantes, mas esta não é a primeira convocação do atacante para a Seleção Principal. O jogador do Zenit esteve presente em listas de Tite, embora não tenha entrado em campo.
Conheça um pouco mais sobre as caras novas da Seleção:
Vanderson
Maior surpresa entre os 23 convocados, o lateral-direito tem 21 anos e atua pelo Monaco, da França. Revelado pelo Grêmio, Vanderson foi uma das poucas notícias positivas do Tricolor em 2021, ano do rebaixamento para a Série B.
Com o bom desempenho, o defensor foi vendido ao clube francês por 11 milhões de euros (cerca de R$ 70 milhões na época). Na atual temporada, o lateral já disputou 38 partidas, marcou um gol e deu cinco assistências.
Nino
O zagueiro de 26 anos é titular absoluto do Fluminense desde 2019. Nino é cria das categorias de base do Criciúma e chegou ao Flu por empréstimo, mas foi comprado após seu primeiro ano no clube.
Com poder de desarme, bom posicionamento e ótimo jogo aéreo, o defensor também se destaca pela técnica com a bola no pé. Nino vive sua temporada mais artilheira em 2023, com cinco gols em 27 jogos.
Ayrton Lucas
O lateral-esquerdo de 25 anos é o melhor jogador do Flamengo neste ano. Depois de alternar entre titular e reserva em 2022, Ayrton Lucas foi contratado em definitivo, por 7 milhões de euros (R$ 37,5 milhões), e se firmou de vez. Em 2023, já fez cinco gols e deu quatro assistências em 30 jogos.
O camisa 6 tem a arrancada em velocidade como principal característica, mas vem evoluindo na defesa. Após fazer as divisões de base no ABC, Ayrton surgiu no Fluminense e estourou em 2018, antes de se transferir para o Spartak Moscou.
Joelinton
O pernambucano de 26 anos, do Newcastle, é um caso raro de atacante que virou volante. Joelinton despontou como promessa no Sport e logo foi vendido ao Hoffenheim, da Alemanha. Ele ganhou confiança em um empréstimo ao Rapid Viena antes de se destacar na Bundesliga, em 2018/19.
A transformação aconteceu apenas em sua terceira temporada no futebol inglês. O técnico Eddie Howe resolveu testá-lo no meio-campo, e de lá ele não saiu mais. A força física e a boa chegada na área fizeram de Joelinton um ótimo volante, fundamental na ascensão do Newcastle — 4º da Premier League.