Espanha inicia era Luis de la Fuente contra Noruega sem Haaland

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Espanha inicia era Luis de la Fuente contra Noruega sem Haaland

De la Fuente lembrou a importância de explorar o perfil dos seus atletas
De la Fuente lembrou a importância de explorar o perfil dos seus atletasAFP
Após a saída do técnico Luis Enrique, a Espanha vai iniciar a era Luis de la Fuente neste sábado (25), contra uma Noruega sem o artilheiro Erling Haaland, no primeiro jogo das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024.

Em sua primeira convocação, De la Fuente incluiu 15 jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2022 e deixou de fora veteranos como Jordi Alba e Koke, enquanto promoveu o retorno de nomes como Iago Aspas, Nacho e o goleiro Kepa Arrizabalaga, diante da ausência do lesionado Unai Simón.

"Tentaremos tomar a iniciativa, impor nossas condições", afirmou o treinador após anunciar sua lista de convocados.

Diante da rigidez no estilo mostrada por Luis Enrique, De la Fuente lembrou nesta sexta-feira sobre a importância de explorar o perfil dos seus atletas."Disse, desde o início, que a versatilidade dos jogadores nos dá a possibilidade de jogar de diferentes maneiras, não podemos ser reféns de nenhum esquema".

"Minha função é tirar o melhor dos jogadores, veremos com qual sistema. A ideia é jogar com a bola e atacar", afirmou.

Controlar a bola continua sendo a base do jogo da seleção espanhola, mas sem medo de ser vertical, caso necessário.

Com Luis Enrique, "não tínhamos um plano B e, quando o plano A não dava certo, não havia essa segunda opção ou outros tipos de jogadores para tentar resolver a situação", afirmou na quinta-feira o atacante Iago Aspas.

Aspas pode ser a opção contra a Noruega ao lado de Álvaro Morata, que será o novo capitão da equipe, após Sergio Busquets decidir se aposentar da seleção.

Sem Busquets para organizar o jogo da "Roja", sua vaga será ocupada por Rodri no meio-campo, onde deve jogar ao lado de Mikel Merino.

Sem Haaland

A Espanha continuará apostando em um estilo de posse de bola frente a uma Noruega que não poderá contar com o seu principal jogador, o atacante Erling Haaland, fora do duelo por uma lesão na virilha.

"Quando ele está, qualquer equipe se arma para jogar em função dele. Nós, o Manchester City, o Borussia Dortmund... É normal. Mas ele nem sempre marca", lembrou nesta sexta-feira o técnico norueguês, Stale Solbakken.

"Qualquer equipe sentiria a sua ausência", admitiu o meia Martin Odegaard sobre Haaland, alertando que "outros de nós teremos que dar um passo adiante".

Odegaard surge como o pilar principal da equipe para o jogo de sábado, em que a Noruega deve dar a iniciativa à Espanha e buscar transições rápidas.

"A Espanha tem jogadores acostumados a ter a bola. É a cultura das suas equipes. Nossa pequena vantagem é que eles não estão acostumados a jogar contra a nossa marcação por zona", disse Solbakken.

"Amanhã teremos algumas chances, provavelmente não muitas, mas teremos que ser eficientes", concluiu o treinador.

Prováveis escalações:

Espanha: Kepa - Carvajal, Laporte, Nacho, Balde - Rodri, Mikel Merino - Iago Aspas, Ceballos, Gavi- Morata. Técnico: Luis de la Fuente

Noruega: Nyland - Meling, Strandberg, Ostigard, Pedersen - Aursnes, Berge, Odegaard - Elyounoussi, Sorloth, Dæhli. Técnico: Stale Solbakken

Árbitro: Benoit Bastien (FRA)