"Messi Mania" tomou conta de Pequim antes de amistoso da Argentina
Todos os olhos estiveram voltados para Lionel Messi, considerado por muitos como o maior jogador de futebol de todos os tempos e que levou a Argentina à glória na Copa do Mundo em dezembro no Catar.
Centenas de torcedores chineses com bandeiras argentinas e camisas de Messi se reuniram do lado de fora do luxuoso hotel da equipe nacional desde que seu ídolo chegou ao país no sábado.
Multidões se alinharam nas ruas vizinhas, fortemente vigiadas, na esperança de vislumbrar o jogador de 35 anos sempre que a equipe fosse treinar.
Embora o astro tenha se mantido discreto, isso não diminuiu o entusiasmo de seus torcedores.
Um torcedor contou à AFP sua aventura noturna dentro do hotel Four Seasons na tentativa de ver de perto Messi e seus companheiros de equipe.
"Primeiro me escondi no quarto do concierge, depois subi até o andar da equipe pela escada de incêndio", disse o homem de sobrenome Lin à AFP.
A segurança do hotel o alcançou e o interrogou antes de deixá-lo ir embora.
Outro torcedor, Li Weihua, explicou que havia tomado um avião de sua cidade natal, Shenzhen, no sul da China, apenas para tentar ver Messi no hotel.
Ele nem sequer tinha um ingresso para o jogo no Estádio dos Trabalhadores, cujos 68.000 assentos foram rapidamente esgotados.
"Eu só quero sentir a atmosfera", diz o jovem de 29 anos, que nunca tinha viajado para Pequim antes.
Huang Yongming, 17 anos, teve mais sorte em conseguir um dos tão cobiçados ingressos.
"Gastei cerca de 3.000 yuans (US$ 419) pelo bilhete", diz o jovem da cidade de Changchun, no nordeste do país.
"Sei que é caro, mas achei que se não aproveitasse a oportunidade, me arrependeria", diz ele.
Apesar do sol escaldante, muitos torcedores já estavam esperando do lado de fora dos portões do estádio pela manhã, embora o pontapé inicial tenha sido dado às 20h (horário local)
A partida, uma reedição das oitavas de final do Catar 2022, foi a primeira de Messi desde que anunciou sua transferência para a Inter Miami após dois anos no Paris SG.