Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

México vence Panamá e enfrenta EUA na final da Liga das Nações da CONCACAF

AFP
México busca título inédito da Liga das Nações da CONCACAF
México busca título inédito da Liga das Nações da CONCACAFAFP
O México derrotou o Panamá por 3 a 0 em Arlington, Texas, na noite desta quinta-feira (21), para garantir seu retorno à final da Liga das Nações da CONCACAF, onde enfrentará novamente os anfitriões Estados Unidos.

Os gols de Edson Álvarez e Julián Quiñones, aos 40 e 43 minutos do primeiro tempo, deram início a uma vitória retumbante para El Tri, coroada por um gol espetacular de Orbelín Pineda, aos 22 minutos do segundo tempo, que levantou a grande torcida mexicana no AT&T Stadium.

Os comandados de Jaime Lozano buscarão seu primeiro título nessa competição no domingo (24), às 22h15 (horário de Brasília), contra os arquirrivais Estados Unidos, seus adversários na final de 2021, que sobreviveram a uma semifinal de tirar o fôlego contra a Jamaica na quinta-feira.

A equipe dos EUA precisou de um gol contra milagroso de Cory Burke aos 51 minutos do segundo tempo, e de dois gols do atacante substituto Haji Wright, para derrotar a Jamaica por 3 a 1 e continuar no caminho do seu terceiro título da Liga das Nações.

Veja os detalhes de México x Panamá

Portanto, o Dallas Cowboys Stadium será o palco no domingo de outra batalha entre México e Estados Unidos pelo domínio da CONCACAF.

Ao contrário da disputadíssima Copa Ouro, a Liga das Nações tem sido até agora território exclusivo dos Estados Unidos, que venceram o México por 3 a 2 em Denver na edição inaugural de 2021 e venceram o Canadá por 2 a 0 em Las Vegas em 2023.

México não permitiu vingança buscada pelo Panamá
México não permitiu vingança buscada pelo PanamáAFP

Em sua semifinal, o México foi muito superior ao Panamá em um duelo entre duas das equipes da CONCACAF que disputarão a próxima Copa América (20 de junho a 14 de julho).

Siga a Liga das Nações da CONCACAF pelo Flashscore

"É importante o resultado e também como a equipe se mostrou, sólida na defesa e na frente. Fomos convincentes com três gols", disse à TUDN Julian Quiñones, o atacante colombiano que se tornou cidadão mexicano em 2023.

O atacante do América fez sua estreia como goleador do El Tri. "Não consigo encontrar as palavras neste momento. Meu primeiro jogo como titular, meu primeiro gol. É algo muito importante para mim e para minha carreira. Eu estava procurando por isso e hoje aconteceu", disse Quiñones.

Números de México x Panamá
Números de México x PanamáFlashscore

Providencial Ochoa

O Panamá buscava vingança contra o México pela derrota na final da Copa Ouro do ano passado, mas esgotou suas balas em várias ocasiões no início da partida.

O goleiro Guillermo Ochoa defendeu chutes perigosos de José Fajardo e Fidel Escobar e permitiu que El Tri saísse na frente com uma cabeçada de Edson Alvarez após cobrança de falta perfeita de Luis Chávez.

Apenas três minutos depois, o poderoso Julián Quiñones apareceu para marcar seu primeiro gol oficial pelo México em uma jogada individual brilhante, na qual ele cortou José Córdoba na área e marcou com uma ótima finalização.

No início do segundo tempo, o veterano Ochoa voltou a salvar o México, bloqueando um chute à queima-roupa de Fajardo. 

O México deixou a melhor ação para o final com um lançamento de César Montes do seu próprio campo, por trás da defesa panamenha. A bola caiu nos pés de Orbelín Pineda, que finalizou com um lindo gol de cobertura na frente do goleiro Orlando Mosquera.

Notas do confronto entre México x Panamá
Notas do confronto entre México x PanamáFlashscore

EUA salvos por gol contra

Na primeira semifinal, os Estados Unidos venceram a Jamaica por 3 a 1 em um jogo que ficou contra eles logo aos 31 segundos, quando Gregory Leigh abriu o placar para o time caribenho.

O atacante Bobby Reid, do Fulham, aproveitou-se de um dos muitos erros defensivos da equipe dos EUA para roubar a bola no lado direito e fazer um cruzamento para Leigh cabecear para o gol.

Números de EUA x Jamaica
Números de EUA x JamaicaFlashscore

A partir daí, o jogo se tornou um monólogo estéril dos EUA, que foram para o intervalo com 83% de posse de bola, mas quase não criaram perigo para o gol caribenho.

Veja os detalhes de EUA x Jamaica

A apenas três meses de sediar a Copa América, a equipe dos EUA conseguiu um empate angustiante no último escanteio, que até o goleiro Matt Turner subiu para finalizar.

O meio-campista Miles Robinson cabeceou o cruzamento e o atacante do New York Red Bulls da MLS, Cory Burke, cabeceou involuntariamente a bola para dentro de sua própria rede, levando a torcida ao delírio.

Os Estados Unidos aproveitaram a vida extra na prorrogação graças a Haji Wright e Gio Reyna, dois jogadores que entraram em campo e confirmaram sua importância para a equipe.

O jovem e talentoso Reyna, alvo de uma grande polêmica com o técnico Gregg Berhalter após a Copa do Mundo de 2022 no Catar, salvou os EUA com duas assistências fabulosas para os gols de Wright aos 6 minutos do primeiro tempo e também aos 4 minutos do segundo tempo da prorrogação. 

Wright foi decisivo na prorrogação
Wright foi decisivo na prorrogaçãoAFP