Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pochettino estreia como técnico dos Estados Unidos em amistoso contra o Panamá

AFP
Pochettino terá a missão de reestruturar o futebol dos Estados Unidos para a Copa do Mundo de 2026
Pochettino terá a missão de reestruturar o futebol dos Estados Unidos para a Copa do Mundo de 2026TIMOTHY A. CLARY/AFP
A seleção dos Estados Unidos, um dos países organizadores da Copa do Mundo de 2026 ao lado de México e Canadá, enfrenta neste sábado (12), às 22h (de Brasília), em Austin (Texas), o Panamá, em amistoso que marcará a estreia do argentino Mauricio Pochettino como técnico da equipe americana.

Pochettino, de 52 anos, foi apresentado há um mês pela US Soccer para liderar o projeto rumo ao próximo Mundial após a demissão do americano Gregg Berhalter que comandou os EUA numa decepcionante participação na Copa América disputada em casa, com eliminação na fase de grupos.

Acompanhe Estados Unidos x Panamá ao vivo no Flashscore

"Acho que nossa primeira concentração é para nos conhecermos", disse Pochettino. "Temos 40 pessoas trabalhando e temos que nos conhecer e isso é o mais importante desde o início. Claro que futebol é competir e vencer, nossos torcedores vão querer que ganhemos, mas, no primeiro contato, nós não podemos colocar muita pressão sobre os jogadores".

Os resultados dos últimos cinco jogos entre Estados Unidos e Panamá
Os resultados dos últimos cinco jogos entre Estados Unidos e PanamáFlashscore

Um total de 25 atletas estão na primeira lista de Pochettino, com destaque para o retorno do goleiro Zack Steffen e do jogador da seleção olímpica Gianluca Busio, convocados pela primeira vez em 2024.

"Temos que encontrar uma forma de eles se sentirem à vontade", disse Pochettino. "Temos muito talento e precisamos trabalhar no ataque, mas a primeira coisa é não sofrer gols, ser sólidos e, assim, dar aos atacantes a oportunidade de jogar livremente."

Os Estados Unidos têm uma base de jogadores que atuam nas melhores ligas do mundo: 21 dos 25 convocados jogam na Europa, incluindo seu grande destaque Christian Pulisic (Milan), que acumula 73 jogos pela seleção nacional.

O desempenho da seleção norte-americana nos últimos 15 jogos
O desempenho da seleção norte-americana nos últimos 15 jogosFlashscore

"É um jogador que vai nos ajudar agora e no futuro a colocar a equipe na posição que queremos. É um dos melhores jogadores ofensivos do mundo", garantiu Pochettino sobre o artilheiro de 26 anos.

Sobre o adversário de sábado, Pochettino elogiou o trabalho do técnico Thomas Christiansen desde que assumiu o comando da equipe.

"O Panamá é um time com uma identidade muito palpável", disse ele. "É uma equipe que se movimenta bem e cobre bem o campo. É forte e defende bem com muita gente. É difícil criar chances e acho que será uma bela partida com uma seleção do Panamá que está em ascensão."

Depois do duelo contra os panamenhos, os Estados Unidos vão enfrentar o México na próxima terça-feira, em Guadalajara.

Os próximos jogos da seleção dos Estados Unidos
Os próximos jogos da seleção dos Estados UnidosFlashscore