Athletico-PR aproveita expulsão, vence Vasco e assume liderança do Brasileirão
A vitória coloca o Athletico-PR na liderança provisória, à frente do Botafogo, que entra em campo ainda neste domingo, às 18h30, contra o Bahia. O pior cenário para o Furacão será a vice-liderança ao final da rodada.
O time de Curitiba deixou para trás dois jogos seguidos sem vencer, um pela Série A e outro pela Copa do Brasil, quando sofreu dois gols nos acréscimos para o Ypiranga-RS, da Série C, em duelo de ida. São oito vitórias seguidas em casa, com a última derrota diante da sua torcida acontecendo em julho do ano passado.
A fase favorável do Rubro-Negro persiste, com o time conseguindo impôr um forte ritmo dentro de casa. O Vasco sentiu a pressão no começo, quando ficou com um jogador a menos, e viu tudo se complicar. A melhora do Cruz-Maltino na etapa final até veio, mas foi insuficiente para evitar a derrota.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
O Vasco ocupa a 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento, vendo a sua crise aumentar. Depois de vitória na estreia, o time perdeu os quatro jogos seguintes, com a diretoria ainda buscando um novo treinador para substituir Ramón Díaz.
A sequência sem vencer aumenta para cinco partidas, se for considerado o empate contra o Fortaleza, no meio de semana, pela Copa do Brasil. Na quarta (8), o Athletico joga pela Sul-Americana. Líder do seu grupo, visita o Rayo Zuliano-VEN.
Pelo Brasileirão, o próximo jogo será contra o Palmeiras, fora de casa, no domingo (12). O Vasco, no mesmo dia, recebe o Vitória, com os dois jogos sendo válidos pela 6ª rodada.
Veja os detalhes de Athletico-PR x Vasco
Dono do jogo
O primeiro tempo foi de amplo domínio do Athletico-PR. Antes mesmo de ficar com um homem a mais, a pressão já era grande pra cima do Vasco. O ritmo dos donos da casa era elétrico, mesmo após a lesão de Canobbio, antes dos 10 minutos.
A expulsão de Hugo Moura, em grave falha em tentativa de recuo, desde o meio-campo, deixou o caminho aberto para o Rubro-Negro. Aos 23 minutos, a trave vascaína já tinha sido batizada três vezes.
Foi questão de tempo para Erick abrir o placar aos 26, completando cruzamento rasteiro de Esquivel. O primeiro tempo, que tinha caixa pra mais, terminou com 13 x 0 em finalizações, com o Vasco sem pisar na área adversária.
O primeiro lance do segundo tempo teve a quarta bola na trave do Vasco, dando um recado do time carioca que a intensidade do anfitrião tinha tudo para seguir presente.
O Vasco melhorou no segundo tempo e, logo aos 5 minutos, o goleiro Bento evitou o empate, com gol de Vegetti sendo anulado aos 20. Foram as duas únicas chegadas vascaínas no jogo, que serviram para ligar o alerta do Athletico-PR, que deixou o ritmo cair.
A desvantagem numérica foi um golpe duro demais para o Vasco, que já começa a Série A brigando contra as últimas posições.